Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Docente do CMDI defende Tese de Doutorado

Docente do CMDI defende Tese de Doutorado

por publicado: 28/11/2017 14h09 última modificação: 28/11/2017 14h09

O docente do IFAM CMDI, professor Vitor Bremgartner, defendeu sua Tese de Doutorado no dia 24 de novembro de 2017 no Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp-UFAM). A Tese tem o título "Arcabouço Conceitual de Adaptação de Recursos Educacionais", resultado de seu trabalho de Doutorado sob a orientação do prof. Dr. José Magalhães Netto (UFAM) e co-orientação do prof. Dr. Crediné Menezes (UFRGS) .

Na foto, da esquerda para a direita: Prof Dr. José Netto, Prof. Vitor Bremgartner e Prof. Dr. Crediné Menezes

Um arcabouço (ou framework) conceitual é um conjunto de conceitos usados para resolver um problema de um domínio específico, onde não se trata de um software executável, mas sim de um modelo de dados para um domínio. O framework atua onde há funcionalidades em comum a várias aplicações. Assim, na tese do docente, o framework utilizado, chamado de ArCARE (Arcabouço Conceitual de Adaptação de Recursos Educacionais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem - AVAs), permite a adaptação de recursos para estudantes em ambientes educacionais, com o objetivo de resolver o problema da apresentação de recursos educacionais da mesma forma para todos os estudantes. Tal framework visa a construção do conhecimento dos alunos e para isso foi desenvolvido um sistema que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial. Estes recursos no ArCARE são recomendação e adaptação de atividades colaborativas para estudantes.

registrado em: , ,