Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Edital de Agentes Territoriais de Cultura: Inscrições Abertas

Edital de Agentes Territoriais de Cultura: Inscrições Abertas

por publicado: 08/05/2024 14h47 última modificação: 08/05/2024 17h32

O Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC), em parceria com Institutos Federais de diversas regiões do Brasil, anuncia a abertura das inscrições para o Edital dos Agentes Territoriais de Cultura. As inscrições são gratuitas e ocorrem de 8 a 27 de maio de 2024, exclusivamente online, por meio da página do Mapa da Cultura https://mapas.cultura.gov.br

Sobre o Programa

Os Agentes Territoriais de Cultura (ATC) são pessoas físicas selecionadas por meio de editais públicos, com conhecimento sobre as dinâmicas culturais e territoriais de suas comunidades. Após a seleção, eles recebem formação continuada para promover a mobilização social, comunicação e desenvolvimento de atividades culturais em seus territórios.

Critérios e Requisitos

Somente pessoas físicas que tenham pelo menos 18 anos, residam na região correspondente à vaga e possuam reconhecida atuação cultural podem se inscrever. São oferecidas 601 vagas distribuídas nas cinco regiões do Brasil:

- Norte (IFPA): 64 vagas

- Nordeste (IFRN): 175 vagas

- Centro-Oeste (IFG): 56 vagas

- Sudeste (IFRJ): 203 vagas

- Sul (IFSUL): 103 vagas

Os selecionados receberão:

- Bolsa mensal de R$ 1.200,00 durante 12 meses, renovável por igual período.

- Auxílio inclusão digital único de R$ 1.000,00.

- Auxílio inclusão digital mensal de R$ 25,00.

Inscrição

Os candidatos devem acessar a página do Mapa da Cultura, cadastrar-se e enviar todos os documentos necessários:

- Autodeclaração de capacidade de leitura e habilidades digitais.

- Autodeclaração de residência ou comprovante atual da região imediata da vaga.

- Proposta de Ação Cultural, conforme o modelo fornecido.

- Vídeo de até 5 minutos narrando experiências culturais.

Resultados

Os resultados preliminares serão divulgados em 11 de junho de 2024, nos portais dos Institutos Federais das respectivas regiões. O resultado final, após a análise de recursos, será publicado até 13 de julho de 2024.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas, acesse o site do Ministério da Cultura (gov.br/cultura) ou envie um e-mail para

agenteterritorialdecultura@cultura.gov.br

Para mais informações clique aqui