Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Encceja 2020

Notícias

Encceja 2020

Encceja 2020
por publicado: 18/05/2020 22h17 última modificação: 18/05/2020 22h17

O que é o Encceja? 

O Encceja é um exame voluntário, gratuito e destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino: no mínimo, 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental, e no mínimo 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.

A participação no Encceja é voluntária, sendo assim, não precisa se preocupar com o pagamento de nenhuma taxa. A inscrição é totalmente gratuita e deve ser realizada no site do Encceja no período estipulado pelo MEC. Os participantes devem ter registro no Cadastro de Pessoas Física (CPF) emitido pela Receita Federal para realizar a inscrição. 

As provas do Encceja são aplicadas anualmente em um único dia (manhã e tarde). São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo com um tema pautado em relevância social, cultural ou política. 

 

Para conseguir o certificado, o candidato tem que alcançar uma pontuação mínima de 100 (cem) pontos em cada prova, já a redação tem a pontuação de 0 a 10 e para o candidato ser aprovado precisa atingir pelo menos 5 (cinco) pontos.



Encceja ensino fundamental:

 

 Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;

• Matemática;

 História e Geografia;

 Ciências Naturais.

 

Encceja ensino médio:

 

 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;

 Matemática e suas Tecnologias;

 Ciências Humanas e suas Tecnologias;

 Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

 

Com o resultado do Encceja, os participantes podem conseguir a certificação do ensino fundamental, ensino médio ou declaração parcial de proficiência. Entenda como funciona em relação às notas:



 Para certificação: é preciso conseguir o nível 100 (cem) em cada uma das provas objetivas e obter uma nota igual ou superior a 5,0 (cinco) pontos na redação.

 Para declaração parcial de proficiência: é preciso conseguir a nota mínima de 100 (cem) exigida em uma ou mais de uma das quatro provas, mas não em todas.


Para fazer a inscrição no Encceja é preciso acessar a página do participante Encceja (http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/inicial ) no período estipulado pelo MEC e informar o número do CPF, documento de identidade e um e-mail válido. Para as pessoas privadas de liberdade e jovens que estão sob medidas socioeducativas, o responsável pedagógico irá informar, na inscrição, o CPF, documento de identidade ou da identificação interna. 

 

No momento da inscrição é preciso selecionar qual o tipo de prova que deseja fazer: Encceja para ensino fundamental ou Encceja para ensino médio. Também é necessário selecionar quais áreas deseja fazer, isso porque aqueles que têm declaração de proficiência parcial em algumas áreas, não precisam repetir a prova; logo quem não possui essa declaração deve marcar todas as alternativas. 


Maiores Informações podem ser obtidas na página oficial do Encceja 2020.


Portal do INEP : http://portal.inep.gov.br/web/guest/educacao-basica/encceja