Notícias
Encerramento do II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica
Após três dias de diálogos e formação profissional, chegou ao fim na manhã desta quinta-feira (22) o II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Enja). Realizado pelo Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, o evento ocorreu em Manaus e reuniu representantes das 41 instituições que compõem a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.
Para atender o objetivo do evento que buscou encontrar caminhos para consolidar o acesso ao mundo do trabalho como ferramenta essencial para a permanência, êxito e formação humana integral dos discentes, na manhã do último dia foram realizadas palestras e apresentação de experiências exitosas, no auditório Senador João Bosco da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
Ao final da manhã, ocorreu a elaboração da Carta de Manaus, momento que registrou registrar as atividades realizadas e apontou obstáculos que precisam ser superados pela Rede Federal, a fim de alavancar o número de discentes inseridos no mundo do trabalho. A produção do documento foi mediada pela diretora de Relações Interinstitucionais e Comunitária do IFAM, professora Aline Simões, e a coordenadora de Estágio e Relações Empresariais do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), professora Glauciene Santana, e contou com a participação do público presente.
Em seu discurso de encerramento, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante, destacou o conteúdo da carta elaborada pelos integrantes das instituições. “Fiquei bem feliz com as proposições que vocês colocaram sobre essa temática tão importante que é a empregabilidade. Acredito que as metas, ações e as estratégias não devem ser engessadas já que estamos em um país que tem uma diversidade grande. Nesse sentido, a carta foi feita sugerindo ações macros e respeitando as individualidades da Rede Federal. A nossa Rede respeita a diversidade, mesmo com políticas macros, cada instituição está alinhada com a sua política local em prol do Jovem Aprendiz”, disse.
Em 2025, a terceira edição do Enja será sediada pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR).
Atração cultural - O cantor e compositor amazonense Nicolas Jr. foi a atração cultural do encerramento do II Enja, evento que teve apoio da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (Faepi).
Programa Jovem Aprendiz - projeto amparado pela Lei da Aprendizagem (10.097/2000) atualizado pelo Decreto 9.579/2018, cujo objetivo é capacitar tecnicamente adolescentes e jovens para o mercado de trabalho, por meio da parceria com empresas de grande e médio porte. Nesse projeto, o jovem é incentivado a encontrar seu primeiro emprego e, através das leis, têm todos os direitos trabalhistas e previdenciários assegurados.
Leia mais: IFAM realiza o II Encontro Nacional de Integração do Programa Jovem Aprendiz