Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudante do campus Maués é selecionado para o Programa Jovens Embaixadores 2017

por publicado: 04/11/2016 10h51 última modificação: 04/11/2016 10h51

Cheio de sonhos e com força de vontade para superar as adversidades e mudar a realidade ao seu redor. Assim é o jovem Jefferson Caleb Santos de Souza, 17 anos, estudante do 2º ano do Curso de Administração do IFAM campus Maués. Ele é um dos 50 selecionados entre cerca de 19.000 candidatos inscritos em todo o território nacional para participar do Programa Jovens Embaixadores em 2017.

Jefferson representará o Estado do Amazonas em um intercâmbio de três semanas nos Estados Unidos, em janeiro de 2017. Durante a primeira semana do intercâmbio, os estudantes visitarão a capital do país, seus principais monumentos, participarão de reuniões em organizações dos setores público e privado, visitarão escolas e projetos sociais. Após esses dias em Washington, os participantes serão divididos em subgrupos e cada um viajará para um Estado diferente dos EUA. Lá, serão hospedados por uma família americana, assistirão a aulas e interagirão com jovens da sua idade, participarão de atividades culturais, de responsabilidade social e de empreendedorismo e liderança e farão apresentações sobre o Brasil.

Para Jefferson Caleb, a experiência de se tornar um Jovem Embaixador é um sonho que está se realizando, uma conquista realmente árdua, uma vez que as etapas de seleção são bastante rigorosas. Além de ser um excelente aluno e ter perfil de liderança, Jefferson desenvolve projeto voluntário em conjunto com sua Igreja realizando visitas a residências e no único hospital da cidade com o intuito de levar esperança e alento aos enfermos. Ainda participa de ações solidárias que visam identificar e ajudar famílias necessitadas da comunidade por meio de assistência material. O resultado divulgado no dia 28 de outubro foi recebido com muita alegria e comemoração, tanto por seus familiares quanto por toda a comunidade mauesense, que será novamente muito bem representada.

Para o IFAM campus Maués, essa conquista possui um significado importantíssimo, pois em seis anos de atuação na cidade, Jefferson Caleb é o primeiro aluno do Instituto selecionado para um programa de intercâmbio cultural com a dimensão do “Jovens Embaixadores” cujos critérios de avaliação e seleção são muito rigorosos. De acordo com o diretor do campus, Professor Elias Silva, o resultado representa também um salto na qualidade de ensino e um retorno do trabalho desenvolvido dentro do Instituto à sociedade.

O Programa Jovens Embaixadores, que este ano comemora sua 15ª edição, é uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em parceria com organizações públicas e privadas e busca valorizar estudantes que sejam exemplos em sua comunidade oferecendo a eles a oportunidade de expandirem seus horizontes ao mesmo tempo em que fortalecem laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos.

Veja lista completa dos selecionados nos links abaixo:

*Com informações do campus Maués

Texto: Profª Elaine Barbosa Amazonas