Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes do IFAM Campus Parintins Participam da XI Jornada de Foguetes

Notícias

Estudantes do IFAM Campus Parintins Participam da XI Jornada de Foguetes

De 07 a 10 de novembro, professores e alunos participam da XI Jornada de Foguetes realizada em Barra do Piraí no Rio de Janeiro.
por publicado: 03/11/2016 15h57 última modificação: 03/11/2016 15h57

A XI Jornada de Foguetes tem como objetivo estimular o aprendizado dos jovens de forma lúdica e que colocam a teoria em prática com lançamentos de foguetes feitos com garrafa pet que podem voar até 300 metros de distância. Evento ocorrerá de 07 a 10 de novembro em Barra do Piraí no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como apoiadores a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), da Agência Espacial Brasileira (AEB), a Fundação Marcos Pontes, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A Jornada inclui palestras de astrônomos e especialistas em astronomia e astronáutica. Os protótipos serão movidos a combustível líquido composto de vinagre e bicarbonato de sódio (que pode ser encontrado no fermento em pó).

Os itens analisados pela banca examinadora da XI Jornada de Foguetes são: Acabamento e originalidade do foguete; Acabamento e originalidade da base e Segurança e apresentação da equipe participante. 

A seleção dos Participantes:

Deu-se através da participação deles na 10a Mostra Brasileira de Foguetes realizada em 13/05 no Campus de Parintins, na qual foi classificada uma equipe para participar da XI Jornada de Foguetes que será realizada em Barra do Piraí no Rio de Janeiro no período entre 07 e 10 de novembro.

A equipe "OSCORP” 1ª Colocada na 10a Mostra Brasileira de Foguetes (com alcance de 158,12m) é composta pelos estudantes: Kléverth Loureiro Machado; Manuela Peres Vasconcelos e Walessa Rayze Almeida de Matos.

No evento os nossos alunos participarão de duas etapas:

1o- Apresentação do projeto.

2o- Lançamento de Foguetes de garrafa pet.

De acordo com a Professora Francisca das Chagas Morais, Coordenadora da 10a Mostra Brasileira de Foguetes no IFAM Campus Parintins, “Para participar da Jornada a equipe deveria ter um alcance de 120m e na disputa realizada no IFAM Campus Parintins, em maio, (10a Mostra Brasileira de Foguetes) cinco equipes conseguiram alcançar marcas acima desta meta, porém apenas uma das equipes foi convidada pela Organização da XI Jornada para participar, em Barra do Piraí no Rio de Janeiro, que foi a equipe dos alunos do 2o ano do Curso Técnico Integrado em Informática “Equipe OSCORP” 1ª Colocada com alcance de 158,12m”.

*Com informações do campus Parintins