Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Eventos de ensino, pesquisa e extensão movimentam a semana

Notícias

Eventos de ensino, pesquisa e extensão movimentam a semana

Três eventos consecutivos discutiram o tripé que constitui o IFAM
por Ana Paula Batista publicado: 12/05/2017 08h10 última modificação: 12/05/2017 08h10

Semana movimentada para gestores da área de ensino, pesquisa e extensão do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM). Cada Pró-reitoria promoveu seu encontro para discutir as novas diretrizes e buscar formas de integrar cada vez o tripé da organização.

II Encontro do Comitê de Gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica (COGEPPIT)

A semana começou com o II Encontro do Comitê de Gestores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação tecnológica (COGEPPIT), no Campus Manaus Centro e reuniu gestores da área de todos os campi do IFAM até o dia 10. Neste ano, o foco das discussões foram as políticas da pesquisa e inovação com a revisão das práticas atuais e proposições de melhorias nas resoluções que regem a pesquisa, a iniciação científica e a inovação tecnológica.

A coordenadora de Pesquisa de Lábrea, Dra Claudina Maximiano destacou que a relação dialógica produz sinergia, nos fortalece nas lutas e desafios locais e gera reciprocidade. "O encontro produziu um sentimento de pertença", disse ela.

O COGEPPIT é o órgão colegiado consultivo que tem a finalidade de colaborar nas políticas e ações do IFAM na área de pesquisa, Pós-graduação e desenvolvimento tecnológico, conforme Artigos 31 e 32 do Regimento Geral do IFAM, e tem se estruturado desde 2016 no cumprimento de suas atribuições institucionais.

II Encontro de Integração 2017

Com o tema "Curricularizando a extensão: experiências dos Institutos Federais", o II Encontro de Integração 2017 trouxe a pró-reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal da Paraíba (IFB), Vânia Maria de Medeiros e o Pró-reitor de Extensão, Renato Tannure Rota de Almeida do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) que falaram sobre a experiência vivida nos seus respectivos campi.

A abertura do evento foi abrilhantada pelo trio Câmara do IFAM formado pelos musicistas Jeane Colares (violino), Alexandre Ludwig (saxofone) e Aurélio Ludwig (piano) dos campi Manaus Zona Leste e Manaus Centro. E na mesa de autoridades, além dos pró-reitores do IFES e do IFPB estiveram presentes, o magnífico reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, o pró-reitor de Ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto; a pró-reitora de Extensão, Sandra Darwich; o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pinheiro e a diretora do Campus Manaus Centro, Stela Nunes.

O reitor ainda destacou a regularização de todos os projetos pedagógicos e ressaltou a necessidade de avaliar os cursos. "Precisamos fortalecer a integração do tripé ensino, pesquisa e extensão, porém sempre observando que a realidade de um curso na capital é totalmente diferente do interior. A educação profissional tem o poder da transformação e os cursos precisam refletir a essência do saber fazer de forma concreta", ressaltou Castelo Branco que ainda revelou avanços na política de interiorização e fixação do servidor nos campi do interior.

Experiências no Instituto Federal da Paraíba e do Espírito Santo

Na Paraíba (IFPB), a pró-reitora de Extensão e Cultura, Vânia Maria de Medeiros, informou que a curricularização da extensão é uma política diretiva desde 2014 no IFPB. "Não dá para pensar em propostas regulamentares sem estruturar as bases. Hoje temos na Paraíba 70 núcleos de extensão divididos em 18 campi. Lançamos também em 2016, o edital Programa Integrador Escola Comunidade que viabilizam a integração do ensino com os contextos educacionais, políticos, culturais, sociais, científicos e tecnológicos do território local e regional onde se encontram os campi do IFPB", disse ela.

Já no Espírito Santo, o pró-reitor  Renato Tannure Rota de Almeida, destacou que no IFES o processo de curricularização ainda está em construção. "É importante que haja um pensamento equilibrado entre ensino e extensão e, principalmente, que a relação entre os cursos e a extensão seja uma relação de sinergia", disse ele que apresentou a experiência da mediação da curricularização por meio do empreendedorismo e da composição de incubadoras. 

VIII ENGEEX

O Encontro de Gestores de Extensão do IFAM (ENGEEX) iniciou nesta 5ª feira, 11, abordando o tema "Tecnologias sociais: soluções de transformação para comunidades". Após a abertura oficial, pesquisadores apresentaram soluções inovadoras que transformam a comunidade. Na mesa-redonda estavam o Dr. Rolland Vetter do INPA com o projeto Purificação da água/ Água box; a Drª. Genoveva Chagas de Azevedo do INPA falando sobre o Ecoethos da Amazônia; do Instituto Amor, o Dr Marcello Casoni com o projeto Luzes sobre a Amazônia; e do IFAM, a Drª Fernanda Villani com o projeto Tons da Terra: A experiência na Comunidade Indígena Moyray.

Na parte da tarde, os participantes estiveram no Campus Presidente Figueiredo acompanhando o evento Flash Makers, uma parceria entre Sebrae, AYTY e PROEX.

Balanço Semanal

O reitor do IFAM destacou ao longo dos eventos a importância da socialização democrática do conhecimento, principalmente nas ações voltadas ao interior. "É preciso manter o respeito pelas populações tradicionais que há séculos produzem o conhecimento de forma empírica. Nossa missão é alinhá-las ao conhecimento científico e trazer benefícios a comunidade. Um ótimo exemplo que temos é a produção de mel na aldeia Moyray. Antigamente, os indígenas queimavam as abelhas por medo. Um de nossos professores percebeu que as mesmas não tinham ferrão e passou a ensiná-los a manuseá-las. Hoje, eles produzem mel e se autossustentam", destacou Castelo Branco. 

Nas ações de extensão, a Pró-reitora Sandra Darwich ressaltou que a extensão só funciona quando há parcerias. "Tivemos aqui apresentações de casos exitosos que usando da tecnologia social acabaram transformando positivamente a vida de muitas pessoas. Esperamos que o evento tenha despertado o interesse nos gestores e que os mesmos sintam-se motivados para desenvolver novos projetos", disse ela.

E na área de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o IFAM comemora a aprovação na 1ª fase do processo seletivo para se tornar Polo de Inovação Embrapii. Segundo o pró-reitor José Pinheiro, caso o IFAM passe na última, a instituição se tornará o primeiro polo da Região Norte. "Teremos um grande avanço na área de inovação, tendo em vista que as ações na área de industrial tem sido uma crescente desde 2015, reflexo disso são os números de depósito de patentes", destacou. 

Já o pró-reitor de Ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto, salientou que as atividades de extensão e ensino são formativas e que os procedimentos devem ser parametrizados. "O acontecimento deste evento inicia a discussão no âmbito da graduação e no caso do IFAM, pelas Engenharias e Medicina Veterinária", disse o pró-reitor.