Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ex-presidente Lula participa da abertura do X Connepi

Ex-presidente Lula participa da abertura do X Connepi

São esperadas mais de três mil pessoas durante o quatro dias de evento que encerra na próxima quinta-feira (03).
por Vanessa Sena publicado: 01/12/2015 08h49 última modificação: 01/12/2015 10h00

Responsável pela criação dos Institutos Federais (IFs), em 2008, durante seu segundo mandato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente na noite desta segunda-feira (30), na cerimônia de abertura do X Congresso de Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, em Rio Branco (AC).

Na ocasião e com a presença de professores e alunos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o ex-presidente encerrou o primeiro dia do evento com palestra sobre a criação dos 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia no país, por meio do Projeto de Lei 3775/2008. Sobre a pesquisa a inovação, Lula afirmou que “na crise, temos que ser mais criativos”.

Ainda na primeira noite do Connepi, diversas autoridades estiveram presentes para dar início às atividades do evento que encerra na próxima quinta-feira (03). De acordo com o titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Marcelo Feres, o congresso é uma experiência de integração entre os Institutos Federais das regiões Norte e Nordeste. “Momento valioso para os estudantes e professores dos IFs, momento para troca de experiência”.

Como parte cultural da cerimônia de abertura, houve a apresentação de canto de indígenas huni kuin da Aldeia Pinoya de Tarauacá (AC) e também do cantor Alberan Moraes.

IFAM no Connepi

Durante os quatro dias de evento, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) apresentará 45 trabalhos desenvolvidos nos campi da capital e do interior, divididos em sessões, como Connepi Cultural, Universo IF, Apresentação Oral e Apresentação de Pôster.

Sobre o X Connepi

O Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação é um evento promovido pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação. Em 2015, o Instituto Federal do Acre (Ifac) é responsável pela coordenação e organização do evento.

O objetivo é difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios das instituições de ensino que integram a Rede Federal.

IFAM apresenta trabalhos científicos e culturais no Acre

registrado em: , ,