Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Experiências e expectativas marcam abertura do I Encontro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Florestal do IFAM

por publicado: 22/06/2022 16h58 última modificação: 22/06/2022 17h16

Durante a pandemia da Covid-19, um grupo de professores do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), com formação na área de engenharia florestal, deu início às atividades de criação do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Florestal (NEPEF), com o objetivo de dialogar sobre questões relacionadas às florestas. Para apresentar as ações já realizadas e em andamento, os docentes realizaram na tarde desta terça-feira (22), em formato híbrido, a solenidade de abertura do primeiro encontro do núcleo.

Promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), o primeiro encontro do NEPEF tem como objetivo apresentar o núcleo à comunidade acadêmica do IFAM e articular suas primeiras ações. Representando a pró-reitora de Extensão, Maria Francisca Morais de Lima, a diretora de Extensão e Produção, Aline Zorzi Schultheis de Freitas, afirmou que o evento é uma materialização do sonho do grupo de engenheiros florestais do Instituto. “Vivemos no coração da Amazônia, o maior bioma do Brasil, entretanto, tudo isso é ameaçado constantemente pelo desmatamento, pesca ilegal, garimpo ilegal e tantas outras ações que causam danos irreversíveis ao meio ambiente. Precisamos cada vez mais de políticas públicas que cuidem do meio ambiente, embora ações individuais e locais também contribuem para grandes mudanças, mas é por meio de grupos organizados das nossas instituições que alcançaremos maior sucesso. Por meio deste núcleo, será possível fortalecer não só ações de extensão, mas também de ensino e pesquisa, ligadas à preservação, ao uso sustentável e produção florestal, agroflorestal, agroecológico, extrativista no contexto do bioma amazônico, com vistas ao bem viver das sociedades locais, caracterizando-se como laboratório temático multicampi e multidisciplinar”, enfatizou.

Durante a solenidade de abertura, o representante do NEPEF e do IFAM no Fórum Florestal da Amazônia, professor Philippe Waldhorff, do Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), explicou o processo de criação do núcleo. “O NEPEF tem um diferencial porque nasce da livre espontânea vontade dos professores em se organizar. Por meio dos contatos que tínhamos, fomos identificando professores com formação em engenharia florestal. O núcleo não se restringe aos docentes, ele está aberto aos técnicos-administrativos, aos discentes e demais interessados dentro do IFAM que queiram trabalhar a temática florestal”, explicou.

Para o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, o NEPEF contribuirá com os demais núcleos existentes no Instituto, como de pesca, de aquicultura e de educação escolar indígena. “O NEPEF vem somar aos demais núcleos existentes no IFAM e contribuir de forma bastante no auxílio de políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação voltadas para área florestal. Estamos na Amazônia, somos considerados o Instituto mais verde do Brasil, justamente por estar na Amazônia. Logo, precisamos ser conhecidos como Instituto mais verde do Brasil com ações na área florestal através da formação profissional, e o núcleo auxiliará na elaboração e atualização de planos de cursos para cada vez mais serem adequados à realidade da Amazônia, do Amazonas, e que atenda, principalmente, às necessidades do ser humano que está na floresta”, afirmou.

Após a solenidade de abertura, a primeira atividade do NEPEF foi a realização da mesa-redonda ‘Diálogo: Floresteir@s do IFAM e nascimento do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão Florestal’. Na ocasião, os professores e membros do núcleo compartilharam casos de sucesso já obtidos ou em andamento nos campi do Instituto.

Programação

O evento ocorre até a próxima sexta-feira (24). Apenas a solenidade de abertura e a mesa-redonda do primeiro dia foram realizadas no formato híbrido, com transmissão pela TV IFAM (Youtube). Amanhã as atividades estão previstas no IFAM-CMZL. No dia seguinte, a programação ocorre na Sala de Atos da Reitoria, com a mesa-redonda ‘Profissional do futuro da área florestal’, com a participação de representantes de instituições, como o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (Idesam), Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Instituto Mamirauá, Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).