Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Falta apenas uma semana para o FMEPT 2015

Falta apenas uma semana para o FMEPT 2015

Com uma delegação de aproximadamente 70 participantes, composta por alunos e servidores, além de diversas atividades autogestionadas e mostra de pôsteres, o IFAM participará de mais uma edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica.
por publicado: 19/05/2015 15h12 última modificação: 19/05/2015 15h26

19/05/2015 – Com uma delegação de aproximadamente 70 participantes, composta por alunos e servidores, além de diversas atividades autogestionadas e mostra de pôsteres, o IFAM participará de mais uma edição do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (III FMEPT), nos dias 26 a 29 de maio, no Centro de Convenções de Pernambuco.

Esta terceira edição é organizada pelo Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), com apoio do Ministério da Educação (MEC), e tem como tema central ‘Diversidade, Cidadania e Inovação’. A expectativa de público é de 15 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento, de acordo com a comissão organizadora do Fórum.

Para atender a temática do evento, o IFAM apresentará atividades autogestionadas, dentre elas o relato de experiência ‘Biodiversidade amazônica: uma fonte de inovação através da aplicação da tecnologia em alimentos’, projeto coordenado pela professora Lúcia Boeira, do Campus Manaus Centro (CMC). Na ocasião, estudantes dos cursos de Tecnologia em Alimentos e de Processos Químicos apresentarão o conhecimento adquirido no desenvolvimento de pesquisa aplicada no CMC, que teve como objetivo aplicar a tecnologia existente em matérias-primas alimentícias regionais para a elaboração de novos produtos de acordo com as exigências e tendências dos consumidores mundiais de alimentos. A apresentação ocorrerá no dia 27, a partir das 18h.

Outra atividade autogestionada será a mesa redonda ‘Sociedades amazônicas e educação profissional e tecnológica, entre fronteiras’, proposta pelo professor Nilton Ponciano, do Campus Tabatinga em articulação intercampi, no dia 28, a partir das 13h10. A discussão será em torno da educação intercultural, com a participação de professores e técnico-administrativos da Reitoria e também do Campus Coari.

Ao todo, o Instituto apresentará dez atividades autogestionadas, distribuídas em mostra de inovação tecnológica, feira de economia solidária, relato de experiência, mesa redonda, painel temático e apresentações culturais.

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a participação do Instituto se faz necessária para inserir o Amazonas nas discussões em prol da cidadania e do direito universal à educação, além da possibilidade de mostrar o que está sendo produzido em ciência, tecnologia e inovação. “Nossos alunos e servidores sempre estiveram presentes no Fórum, com apresentações culturais e de projetos de extensão e pesquisa. Em 2015, não será diferente, promovemos um edital interno e selecionamos 60 pessoas que representarão a instituição mais uma vez em diversas atividades”, destacou.

A solenidade de abertura do FMEPT, marcada para o dia 26, às 18h, terá a participação do ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, e do secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marcelo Feres, além de outras autoridades. Após a cerimônia, os participantes poderão assistir a um show de Maestro Spok e outras atrações pernambucanas no Pavilhão do Centro de Convenções.

Além das conferências, palestras e debates, o Fórum contará com 384 atividades autogestionadas, ministradas pelas 150 instituições integrantes do Comitê Organizador do evento em diversas áreas. São 102 oficinas, 24 lançamentos de livros, 25 palestras, 52 mesas redondas, além de 100 atividades culturais, entre apresentações musicais, encenações teatrais, exibição de filmes e exposições.

PROGRAMAÇÃO DE ATIVIDADES AUTOGESTIONADAS DO IFAM NO FMPET 2015

DIA 26

19h – Solenidade de abertura

DIA 27, 28 e 29