Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Fórum de Pró-Reitores discute desafios da extensão universitária na região Norte

Notícias

Fórum de Pró-Reitores discute desafios da extensão universitária na região Norte

Toda a programação do evento acontece no Campus Manaus Centro, até esta sexta-feira (29/11).
por publicado: 29/11/2019 11h37 última modificação: 29/11/2019 11h37





Na noite desta quinta-feira (28), ocorreu a abertura do III Fórum de Pró-Reitores do Norte (Forproex), em Manaus-AM. Neste ano, o evento tem como tema ‘Desafios da extensão universitária na Região Norte’, realização do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), e apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). 

Representando o reitor do Ifam, a pró-reitora de Extensão do Ifam, professora Maria Francisca Morais de Lima, afirmou que o evento tem a finalidade de discutir, principalmente, o processo de curricularização da extensão. "O evento visa à articulação e à definição de políticas acadêmicas de extensão, aprimorando a relação entre as universidades da região e criando uma agenda regional conjunta”, disse Lima que.

Primeira vez em Manaus, a presidente do Forprex, professora Maria Santana Ferreira dos Santos Milhomem, destacou a importância do evento fazendo referência ao momento em que a educação se encontra. “Precisamos que as universidades e institutos tenham seu reconhecimento e credibilidade, pois estamos passando por um momento de descrédito. A extensão é um elo entre o ensino e a pesquisa nas instituições. É preciso estabelecer diálogos com a sociedade, e trazer a comunidade para dentro de nossas instituições”, afirmou Milhomem.

A solenidade teve início com a apresentação do grupo de teatro e coral da UEA. Em seguida, ocorreu a mesa-redonda ‘A inserção da extensão nos currículos – como fazer?’, com a participação do professor MSc. Fabrício Medeiros Alho, do Instituto Federal do Pará (IFPA), e mediação do professor Dr. Osvando dos Santos Alves, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

O III Forprex acontece no Campus Manaus Centro do Ifam, até esta sexta-feira (29). As atividades do último dia iniciam com a mesa-redonda ‘Indicadores de Extensão Universitária: desafios para a sua implementação na região Norte’, com o professor Dr. Eduardo do Valle, da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), com mediação do professor Msc. Almir Oliveira de Menezes, da Ufam. Em seguida, a roda de conversa ‘Panorama da extensão em cada Instituição de Ensino Superior da Região Norte’, com participação de todos os pró-reitores e representantes das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). O evento encerra com a plenária para elaboração da Carta de Manaus, com proposições de extensão para o Norte.