Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Gestores da Sepror e do Idam visitam a Reitoria

Gestores da Sepror e do Idam visitam a Reitoria

Gestores estaduais do setor primário buscam firmar parcerias com o IFAM. Encontro aconteceu durante Colégio de Dirigentes
por Ana Paula Batista publicado: 22/02/2017 14h12 última modificação: 22/02/2017 14h33

Na busca por novas parcerias e termos de cooperação com outros órgãos, o Colégio de Dirigentes (COLDI) recebeu hoje, 22 de fevereiro, o secretário de estado da Produção Rural (Sepror), Hamilton Casara, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli e os secretários de Pesca e Aquicultura, Thomaz Sanchez e Geraldo Bernadino, além da coordenadora do Programa de Capacitação Tecnológica, Helen Vaz e do coordenador de Agroecologia, João Bosco.

O COLDI é formado pelos diretores-gerais dos campi e pró-reitores, além de ser presidido pelo reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco. O COLDI é o órgão de apoio ao processo decisório da Reitoria.

Egresso da antiga Escola Agrotécnica  Federal de Manaus, atualmente Campus Manaus Zona Leste, o secretário da Sepror destacou a importância do campus na formação de profissionais que atuam no setor primário. "Adquiri muita experiência no tempo em que estudava na Agrotécnica e isso contribui demais quando fiz a graduação na Universidade, tendo em vista que já tínhamos tido contato com as técnicas. O IFAM une a teoria e a prática de forma excepcional na formação dos profissionais", ressaltou Casara.

A proposta é firmar um termo de cooperação "guarda-chuva" entre IFAM e Sepror com diversas ações ligadas ao setor primário, tais como: agroecologia, pecuária, aquicultura e pesca, bem como ações extensionistas com as comunidades.

Segundo o reitor, Educação Profissional sem Políticas Públicas é uma ação inócua. "Temos que chegar até as populações ribeirinhas e aos caboclos com a oferta de cursos e, consequentemente, proporcionar melhorias para os envolvidos. E sem esquecer o conhecimento das populações tradicionais, devemos aliar a educação profissional com a tecnologia social e a economia solidária", destacou Castelo Branco e ainda citou casos de sucesso como o chocolate NAKAU, o tucupi de prateleira e a pesquisa sobre as Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANC) todos pesquisados e desenvolvidos no instituto.