Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo do Amazonas Anuncia R$ 49 Milhões em Editais para Fortalecer a Pesquisa e Educação no Estado

por publicado: 26/01/2024 14h54 última modificação: 26/01/2024 14h54

O Governo do Amazonas, em um movimento significativo para fortalecer a pesquisa e a educação no estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou o lançamento de seis editais com um investimento total de R$ 49 milhões. Este passo estratégico visa apoiar cerca de 800 projetos e oferecer mais de 5 mil bolsas, beneficiando estudantes e professores de diferentes níveis educacionais.

A cerimônia de lançamento contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), professor Jaime Cavalcante Alves, que destacou a importância da iniciativa. "Todo e qualquer investimento em educação é fundamental e representa o caminho para desenvolver nossa sociedade de maneira plena e sustentável", afirmou o professor Jaime, ressaltando o impacto positivo desses recursos na comunidade educacional.

Os interessados em participar devem atender aos critérios e requisitos estabelecidos nos editais, que abrangem programas como Ciência na Escola (PCE), Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP-CT&I), entre outros. As propostas devem ser submetidas eletronicamente através do Sistema de Gestão da Informação da Fapeam – SigFapeam, disponível no site da instituição.

Além disso, programas como o de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic-AM) e o de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad) também serão beneficiados, com a Fapeam repassando cotas de bolsas diretamente para as instituições de ensino e pesquisa do estado.

Márcia Perales, diretora-presidente da Fundação, explicou o processo de candidatura: “Trata-se de uma concorrência pública, onde cada edital possui um objetivo específico. Todo o procedimento ocorre online, até a fase final de análise e contratação dos projetos por mérito”.

Os editais, disponíveis em www.fapeam.am.gov.br, vão beneficiar professores e estudantes da educação básica, graduação e pós-graduação, abrangendo também projetos de popularização da ciência, pesquisa e extensão, tanto na capital quanto no interior do Amazonas.

Em termos de formação e capacitação, o governo estadual destina recursos significativos a programas de diferentes níveis educacionais. No âmbito da educação básica, o PCE recebe R$ 5 milhões para apoiar projetos de pesquisa em escolas públicas. Na graduação, o Paic investe R$ 9,6 milhões em auxílio-pesquisa e bolsas. Para a pós-graduação, o Posgrad destina R$ 30,7 milhões para apoiar a formação de alto nível com bolsas de mestrado e doutorado.

O investimento na popularização da ciência também é notável, com quase R$ 3 milhões destinados a eventos e atividades de divulgação científica e tecnológica.

Além disso, o inovador PEX-CT&I, com um investimento de R$ 1 milhão, vai fomentar projetos de extensão interdisciplinares na pós-graduação, visando subsidiar a criação de políticas públicas relevantes e promover o desenvolvimento socioambiental, científico e econômico do estado.

Com esses editais, o Governo do Amazonas e a Fapeam reafirmam seu compromisso com o avanço da educação e da pesquisa, buscando, conforme destacado pelo professor Jaime Cavalcante Alves, desenvolver a sociedade de forma sustentável e abrangente.