Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo Federal anuncia 100 novos campi de Institutos Federais

Governo Federal anuncia 100 novos campi de Institutos Federais

Iniciativa cria 140 mil novas vagas, a maioria em cursos técnicos integrados ao ensino médio. Investimento de R$ 3,9 bilhões também contempla melhorias em unidades existentes
por publicado: 12/03/2024 11h24 última modificação: 12/03/2024 11h24

Na manhã desta terça-feira, 12 de março, o Governo Federal anunciou a criação de 100 novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), em uma iniciativa que abrange todas as Unidades da Federação. A cerimônia, realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto às 10h, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado dos ministros Camilo Santana (Educação) e Rui Costa (Casa Civil).

Destacando o comprometimento com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o evento contou com a participação do Reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves. Uma notícia relevante para a instituição é que o IFAM será contemplado com mais dois novos campi, nos municípios de Manicoré e Santo Antônio do Içá.

O investimento total de R$ 3,9 bilhões, por meio do Novo PAC, será direcionado para obras, sendo R$ 2,5 bilhões destinados à criação de novos campi e R$ 1,4 bilhão para a consolidação de unidades já existentes, abrangendo a construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos.

A expansão visa não apenas aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT) mas também criar oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. Além disso, a construção de novos campi nos municípios impacta positivamente o setor da construção civil, gerando emprego e renda, e promove o desenvolvimento local e regional quando as novas escolas estiverem em funcionamento.

O programa de expansão dos IFs marca a retomada significativa de investimentos na criação de novas unidades quase 10 anos após a última expansão estruturada da Rede Federal. Esse marco celebra uma das políticas educacionais mais bem sucedidas no âmbito da educação profissional, que levou a educação pública de qualidade às localidades mais distantes dos grandes centros e das capitais dos estados.

No que diz respeito à distribuição geográfica, o Nordeste lidera com 38 novos campi, seguido pelo Sudeste com 27, Sul com 13, Norte com 12, e Centro-Oeste com 10. São Paulo é o estado mais beneficiado, com 12 novos campi, seguido por Minas Gerais e Bahia com oito municípios cada. Pernambuco, Ceará e Rio de Janeiro contam com seis, enquanto Paraná, Rio Grande do Sul e Pará terão cinco novos campi cada.

Esse anúncio representa um marco histórico na educação brasileira, remetendo à criação de 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia em 2008. Desde então, o Brasil passou de 140 escolas técnicas para 782 unidades na Rede Federal, contabilizando 702 campi de IFs, com mais de 1,5 milhão de matrículas. Com a adição dos 100 novos campi, a Rede Federal atingirá 782 unidades, consolidando sua posição como uma das redes mais abrangentes na oferta de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação.