Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM apoia os povos indígenas na luta contra o coronavírus

IFAM apoia os povos indígenas na luta contra o coronavírus

por publicado: 23/04/2020 14h57 última modificação: 23/04/2020 14h57

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, realizou a doação de máscaras de proteção facial a profissionais da saúde indígena do município de Manaus.  Os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram entregues ao Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (DSEI - MAO).

Os protetores faciais irão beneficiar a equipe de saúde da Casa de Saúde Indígena de Manaus (Casai) na proteção e no combate à covid-19. São 106 profissionais que atuam nas diversas áreas como enfermagem, assistência social, psicologia, nutrição, fisioterapia e farmácia. No momento da entrega dos EPIs, estiveram presentes o coordenador do DSEI – MAO, Mario Ruy Lacerda Junior, e a Chefe da Divisão de Atenção à Saúde Indígena (DIASI), Janiacley Reis Mendonça.

Atualmente a Casai conta com 180 indígenas alojados em tratamento de média e alta complexidade referenciados pelos sete DSEIs do Amazonas e dos estados de Roraima, Rondônia e Acre. Segundo o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, é uma satisfação contribuir para a segurança dos profissionais que atuam na saúde durante a pandemia. “Os profissionais que atuam na saúde indígena têm nossa gratidão. Os povos indígenas são muito importantes para nós do Instituto. Costumamos dizer que ciência é o conhecimento científico aliado ao conhecimento tradicional, por isso temos muita consideração com os povos indígenas tão afetados nesse momento” disse.

Produção de máscaras de proteção facial

As máscaras são produzidas no Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.

A equipe é liderada pelo professor José Fábio de Lima Nascimento e conta com a participação do aluno Alisson Franckin Gomes Noronha e dos professores Marlos André Silva Rodrigues e Hillerman Ferreira Osmidio Lima. Além da médica Alice Nascimento, responsável pelo teste e verificação da funcionalidade das máscaras.