Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM Campus Humaitá e IEAA/UFAM trabalham na produção e distribuição de álcool glicerinado a 70% para a população do município.

por publicado: 25/08/2020 10h55 última modificação: 25/08/2020 10h55

O Instituto Federal do Amazonas-IFAM/Campus Humaitá em parceria com o Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA/UFAM iniciou no mês de julho do corrente ano a produção de álcool etílico glicerinado 70% para o combate à COVID-19. Este projeto é coordenado pelo professor de química Janduir Egito da Silva e o biólogo professor Emerson Luis Coelho Duarte e conta com a participação de docentes, técnicos de laboratórios e estudantes de ambas as instituições. O projeto visa beneficiar diretamente pessoas de baixa renda, principalmente aquelas pertencentes ao grupo de risco da COVID-19 e pessoas indígenas do município de Humaitá-AM.

A produção está ocorrendo no Laboratório de Química do IFAM, com uma produção semanal de 400 litros do álcool, o projeto visa atingir 3.200 litros do produto até o final de setembro do corrente ano. Os professores coordenadores explicam que o álcool etílico glicerinado 70% é uma formulação antisséptica para mãos e também para superfícies, sendo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o qual possui o mesmo efeito antisséptico do álcool gel 70%.  Sua formulação possui etanol (álcool etílico), propanotriol (glicerina), peróxido de hidrogênio e água destilada em sua formulação. A glicerina funciona como hidratante para as mãos e promove um maior tempo de contato entre o álcool e a pele.

Nesta semana, foram distribuídos os primeiros 600 litros para a população de Humaitá-AM. Assim, as Instituições seguem colaborando com a sociedade no cumprimento de sua função social.

Esta é mais uma ação que o IFAM/Campus Humaitá desenvolve no combate à pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), a partir da captação de recursos externos temos conseguido executar ações significativas no combate a este vírus. A compra dos insumos necessários para execução desta ação se deu no âmbito de um projeto nosso aprovado junto ao Comitê Operativo de Emergência (SPO) do Ministério da Educação, destaca a Diretora do Campus Aline Penha Pinto.