Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM - Campus Itacoatiara realiza aula inaugural do curso de graduação em Ciências Agrárias

por publicado: 09/09/2021 16h03 última modificação: 09/09/2021 16h03

O Instituto Federal do Amazonas - Campus Itacoatiara (IFAM - ITA) realizou a aula inaugural da primeira turma do curso de graduação de licenciatura em Ciências Agrárias, nesta quarta-feira (08). A cerimônia presencial ocorreu no auditório da unidade de ensino do município e seguiu os protocolos de biossegurança.

Segundo o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, o início das aulas é um momento singular para o campus em Itacoatiara. “Estamos colhendo frutos de uma semente plantada lá atrás quando fomentamos a implantação do Instituto no município. O curso superior em Ciências Agrárias certamente irá contribuir com os aspectos socioeconômicos na região, porque está perfeitamente alinhado com os arranjos produtivos locais, e isso é uma de nossas preocupações, com a capacitação da sociedade local em atividades que fomentem o desenvolvimento na região estamos criando êxito e evitando o êxodo do município” disse.

A diretora-geral do IFAM - Campus Itacoatiara, professora Leonor Toro, ressaltou sobre os desafios em levar ensino às cidades do interior do Amazonas e agradeceu o empenho de todos os servidores e alunos para a realização do projeto do curso. “É com muita alegria que estamos aqui hoje vivendo esse momento tão importante para o Campus Itacoatiara, esse é o resultado de um grande esforço de uma equipe muito dedicada e competente que possibilitou essa grande realização”, comentou.

As 40 vagas ofertadas foram preenchidas por meio de processo seletivo realizado nos meses de julho e agosto deste ano. A seleção foi constituída por duas etapas: médias do 2º e 3º anos do Ensino Médio (primeira); prova de redação (segunda). Aproximadamente cento e setenta candidatos participaram da realização da prova do primeiro curso superior ofertado pelo IFAM - Campus Itacoatiara. Dentre os candidatos selecionados, estão 15 alunos oriundos de cursos técnicos da unidade de ensino.

Além do reitor do IFAM e da diretora do Campus Itacoatiara, esteve presente na cerimônia  o pró-reitor de Planejamento e Administração, servidor Adanilton Rabelo.

Sobre o IFAM - Campus Itacoatiara

O município de Itacoatiara está localizado a cerca de 270 km de Manaus-AM e recebeu um campus do IFAM considerando sua importância no cenário geopolítico, econômico e social dentro do estado do Amazonas e principalmente para a região do baixo Amazonas. Os trabalhos de implantação da unidade de ensino iniciaram com a definição da área para a construção das estruturas físicas, em parceria com a prefeitura, pesquisas das demandas acadêmicas e audiências públicas a partir de 2010.

As atividades acadêmicas do IFAM no município tiveram início em primeiro de abril de 2014, no Centro Educacional Jamel Amed (sede provisória), com os cursos técnicos em Administração, Contabilidade e Informática, na forma subsequente, no turno noturno.

Em julho de 2018, a sede definitiva do IFAM Campus Itacoatiara foi inaugurada, com uma área total construída de 3.050,61 m², distribuída em dois pavimentos. No bloco principal, o prédio dispõe de auditório com capacidade para 220 pessoas, salas da direção, de reunião e dos professores, além de espaços de atendimento ao aluno e médico, departamentos administrativos e pedagógicos, secretaria escolar, copa, cantina, guarita de segurança e estacionamento.

O campus conta ainda com seis laboratórios, sendo um de física, um de química, um de biologia e três de informática, nove salas de aula, biblioteca, banheiros e salão de convivência. Na unidade, são ofertados os cursos de Administração, Agropecuária, Agronegócio, Informática e Meio Ambiente, nas modalidades integrado e subsequente, além dos cursos da Educação a Distância (EaD), além do curso de graduação em Ciências Agrárias.