Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Parceria TRE: IFAM capacita alunos, egressos e externos para atuar nas eleições 2017

478 operadores foram capacitados. 60% dos operadores de urna e 100% dos operadores de transmissão nível 2 são alunos ou egressos do IFAM.
por MIlton Barros publicado: 02/08/2017 11h33 última modificação: 03/08/2017 10h00

São ao todo 478 alunos, egressos e externos capacitados para garantir a operação técnica de dados das eleições suplementares 2017 que acontecem nesse domingo, 6, em todos os 62 municípios do estado do Amazonas.

Os operadores já estão trabalhando nos processos técnicos de início e fim há algumas semanas na sede do TRE. Os selecionados pelo IFAM atuam como operadores de urna, que são responsáveis pela conservação e  processo de carga e lacre nas urnas para serem transportadas para os locais de votação em todo o Amazonas, e operadores de transmissão que serão responsáveis pela transmissão dos dados, logo após o fim das eleições, dos municípios do Interior para a sede do TRE-AM, essa semana eles já embarcam para os municípios do interior do estado.

Oportunidade de conhecimento e experiência para alunos e egressos

Alunos e egressos do IFAM representam 60% dos operadores de urna, 45% dos operadores de transmissão nível 1 e 100% dos operadores de transmissão nível 2. Na capital, os cargos de operador de urna e de transmissão nível 2 foram ocupados 100% por alunos e egressos, enquanto o cargo de transmissão nível 2 alcançou 45%. Já no interior, o cargo de nível 2 garantiu 100% de alunos e egressos, e os cargos de operador de urna e transmissão nível 1 foram preenchidos com 35% e 47%, respectivamente, com esse público. Os alunos  e egressos do Instituto irão atuar em todos os municípios que o IFAM possui campi, além de municípios fronteiriços.

Cumprindo-se, assim, o principal objetivo dessa parceria institucional. segundo o Reitor do IFAM, Professor Antonio Venâncio Castelo Branco, “visamos auxiliar a Justiça Eleitoral com a preparação das Eleições ao mesmo tempo que capacitamos nossos alunos e egressos com conhecimentos e experiência para o mercado de trabalho”, ressaltou. As vagas não preenchidas por alunos e egressos foram ocupadas por externos. Todos foram selecionados pelo IFAM e contratados pela FAEPI (Fundação de Apoio do IFAM).

Alunas realizam o procedimento de lacre das urnas eletrônicas

Com a parceria, o IFAM garante a presença de profissionais qualificados e aptos para resolver qualquer eventualidade operacional nos cartórios eleitorais de todo o Estado, garantindo assim, a celeridade na apuração dos votos, após a transmissão de dados via satélite ao TRE. Os operadores ainda terão a missão de transmitir os resultados dos locais de difícil acesso no Amazonas para o TRE-AM.

Treinamentos

Todos os selecionados passaram por treinamentos teóricos e práticos. Na capital, após a entrega da documentação para contratação, os profissionais assistiram palestras onde recebiam orientações técnicas e trabalhistas do TRE, IFAM e FAEPI no auditório do Campus Manaus Centro (CMC). A segunda parte foi o treinamento prático, no depósito de urnas, os operadores de urna aprenderam o processo de carga e lacre. Já os operadores de transmissão aprenderam a manusear os equipamentos de trabalho e realizaram simulações de transmissões de dados para aprender como proceder corretamente no dia da eleição, buscando eliminar erros e aprimorar o processo de transmissão.

Operador de Urna realizando processo de carga e lacre

Treinamento de transmissão de dados. Foto: TRE-AM

Os operadores receberam ainda a visita do ministro Gilmar mendes, junto com o Presidente e Vice do TRE-AM, no último dia 26 de julho. Eles acompanharam o treinamento prático dos Operadores de Urnas e verificaram os procedimentos realizados pelos operadores antes das urnas seguirem para seus locais de votação.

Parceria entre IFAM e TRE iniciou em 2016
Pelo segundo ano consecutivo o IFAM firma parceria com TRE na seleção e recrutamento de operadores de urna e de transmissão de dados para trabalhar nas eleições. Em 2016, o projeto recrutou 556 profissionais para atuar nas eleições municipais. Outra parceria entre as duas instituições já está em andamento. Em breve, o IFAM selecionará profissionais para auxiliar nos trabalhos de coleta de dados biométricos.

Dados dos Operadores de Urna e Trasmissão

INTERIOR

Operador de Urna (51– IFAM e 93 - EXTERNO) – 144 pessoas
Operador de Transmissão – Nível 1 (20 - IFAM e  22 EXTERNO) – 44 pessoas