Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM-CMDI inaugura usina de energia solar fotovoltaica

IFAM-CMDI inaugura usina de energia solar fotovoltaica

por publicado: 24/03/2023 12h14 última modificação: 24/03/2023 12h14

Começou a operação e geração de energia da usina fotovoltaica instalada no Instituto Federal do Amazonas - Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI. Agora a unidade de ensino conta com a capacidade de produzir, de forma independente, cerca de 430 kWh de energia que será compensada na conta de luz da instituição.

Para oficializar o início das atividades, ocorreu na manhã desta quinta-feira (23) a inauguração da usina de energia solar fotovoltaica que recebe o nome do professor. Antônio Venâncio Castelo Branco, ex-reitor do IFAM que faleceu no início de 2021, vítima de complicações da covid-19.

A expectativa é que a usina gere uma economia de cerca de R $25.000,00 por mês, cerca de R$300.000,00 por ano. A usina solar também é um grande laboratório que integra departamentos do campus e empresas e instituições no desenvolvimento de tecnologias de energias limpas e renováveis. De acordo com o diretor do IFAM-CMDI, professor Nivaldo, a usina faz parte do planejamento estratégico da unidade de ensino. “Esse é um projeto que vem sendo feito com o apoio da reitoria. Estamos muito alinhados, focados às novas tecnologias, uma delas a energia fotovoltaica. Energia limpa, na qual a partir de hoje iniciamos uma nova fase em relação à pesquisa, à extensão e ao ensino. Ou seja, a energia que será produzida por essa usina terá um benefício para o campus e para nossas atividades baseadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, envolvendo toda a comunidade docente e discente para essa nova tecnologia”, afirmou.

Durante a inauguração, o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, reforçou que, mais do que reduzir gastos, a usina é um propulsor de desenvolvimento sustentável. A previsão, segundo o dirigente, é que todos os Campi do Instituto estejam com usinas  fotovoltaicas funcionando no prazo de quatro anos. "Estamos na Amazônia, temos um apelo mundial pela preservação ambiental e o uso de energia limpa, energia renovável vem ao encontro desse apelo, vem também ao encontro da nossa missão institucional que é promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Com a usina, iremos economizar gastos de energia que podem ser investidos na assistência estudantil, na alimentação escolar, na capacitação de nossos servidores”, disse.

Usina do IFAM-CMC

Além da usina inaugurada no IFAM-CMDI, desde de maio de 2021 o Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) conta com uma usina instalada. Considerada projeto piloto, a usina tem a capacidade de gerar cerca de 5% da energia consumida pela unidade de ensino em um período de um ano, gerando uma economia de mais de cem mil reais anualmente, e o recurso economizado pode ser aplicado em outras demandas do campus.

A usina do IFAM-CMC foi implantada com 132 módulos fotovoltaicos de 340 Wp cada, totalizando 44,88 kWp de potência conectada diretamente à rede elétrica da instituição através de dois inversores trifásicos de 24 kWp cada um.

Curso em Energia Solar Fotovoltaica

Para promoção da sustentabilidade energética, uma das ações é a oferta do curso de especialização técnica de nível médio em Energia Solar Fotovoltaica. A formação profissional é realizada pelo IFAM-CMC e tem como área de atuação: Empresas de instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas baseados em energia renovável; Pesquisa e projetos na área de sistemas de energia renovável; Órgãos da administração pública que utilizem energia renovável; Concessionárias e prestadores de serviços na área de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.