Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM-CMZL comemora 81 anos com posse do novo diretor-geral do campus

IFAM-CMZL comemora 81 anos com posse do novo diretor-geral do campus

por publicado: 20/04/2022 21h04 última modificação: 20/04/2022 22h27

Há dois anos sem realizar a tradicional programação de aniversário, o Instituto Federal do Amazonas- Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL) recebeu a comunidade acadêmica e parceiros institucionais na manhã desta quarta-feira (20), durante a solenidade de alusão aos 81 anos da unidade de ensino, comemorado no último dia 19. Ainda na ocasião, ocorreu a cerimônia de posse da nova direção-geral do campus.

O IFAM-CMZL tem na sua origem a antiga Escola Agrotécnica Federal de Manaus, instituição de ensino médio e profissionalizante federal. E em 2008 quando fundiu-se com o Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (CEFET-AM) e a Escola Agrotécnica Federal de São Gabriel da Cachoeira (EAFSGC), passou a constituir o IFAM e tornou-se a unidade de ensino denominada Campus Manaus Zona Leste.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, o campus tem a identidade agrícola na sua formação, mas com a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, ampliou as áreas dos cursos ofertados. “O Campus Manaus Zona Leste formou vários profissionais para atender o setor primário. Com o tempo, o CMZL ampliou sua atuação com cursos nas áreas de medicina veterinária, administração, secretariado, engenharia de software e área de informática. É um campus que atende tanto alunos do setor primário, mas que também se adequou aos arranjos produtivos locais do Distrito Industrial e das áreas de serviço e de tecnologia da informação”, disse o reitor.

Para o diretor-geral do IFAM-CMZL, professor David Washington Freitas de Lima, empossado na manhã de hoje, a unidade de ensino tem tradição na formação de profissionais para o mercado de trabalho e a nova gestão tem a missão de contribuir na melhoria dos serviços do campus. “Ao longo dos anos, nossa instituição formou bastantes cidadãos amazonenses e nossa gestão irá trabalhar para dar uma melhor qualidade de trabalho e de ensino aos alunos e servidores. Faremos a inauguração de laboratórios e demais estruturas para melhor atender a comunidade acadêmica, além de contar com iniciativas privadas para o desenvolvimento de PD&I. Os desafios são grandes, porém tenho certeza que poderei com a ajuda de toda a comunidade de alunos e servidores”, afirmou o professor.

Durante todo o dia de hoje, além da solenidade de comemoração do aniversário e posse do diretor-geral, a comunidade acadêmica participou de diversas atividades, como a corrida com participação de alunos e a gincana de acolhida dos estudantes.

Ainda pela parte da manhã, o público presente na solenidade prestigiou a apresentação do músico e compositor Zeca Torres, mais conhecido como Torrinho, com os sucessos Porto de Lenha e Bailando na Escuridão.

Para finalizar a programação matutina, ocorreu as inaugurações dos laboratórios IFMAKER - Reitor Antônio Venâncio Castelo Branco e de Redes de Computadores - Professor Ricardo dos Santos Câmara, os espaços receberam incentivos da Samsung e Huawei, respectivamente.

O IFMAKER tem como objetivo estimular o espírito de criação e inovação nos estudantes, integrando novas tecnologias e a sala de aula por meio de ferramentas como impressoras 3D, scanner 3D, e kit robótica Arduíno e Lego. Já o laboratório de Redes de Computadores pretende auxiliar na formação dos alunos matriculados no curso de Engenharia de Software.

Posse do novo diretor-geral do IFAM-CMZL

Durante as comemorações alusivas ao aniversário de 81 anos do IFAM-CMZL, ocorreu a posse do novo diretor-geral da unidade de ensino. O professor David Washington Freitas de Lima ficará à frente da gestão do campus até maio de 2023.

O professor David possui graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (IFRR) e mestrado em Informática (UFAM). Desde 2014 é servidor do Instituto, onde além da sala de aula, já desenvolveu atividades administrativas, como chefe do Departamento de Ensino de Graduação e Pós-Graduação do Campus Manaus Zona Leste.