Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CMZL participa da Campanha Contra a Febre Aftosa

CMZL participa da Campanha Contra a Febre Aftosa

O evento ocorreu em três propriedades rurais, na Região Metropolitana de Manaus em diferentes municípios do Amazonas.
por CMZL publicado: 01/04/2016 15h11 última modificação: 20/04/2016 14h42

No dia 11 de março de 2016, ocorreu o pré-lançamento da Campanha contra Febre Aftosa, na propriedade do Sr. Pedro Arruda, localizada no km 22 da rodovia BR-319, no município de Careiro Castanho. Neste evento, estavam presentes o Secretário Sydney Leite – SEPROR, Hamilton prefeito do município, produtores rurais, presidente do CRMV/AM, Hamilton Casara – ADAF, Munir Lourenço - FAEA, Aldenir Caetano – IFAM-CMZL e a participação dos professores, Epitácio Alencar, Edson Santo, Esther Souza, Maria Suely Guimarães, Everaldo Zeni e alunos do 5º período do curso de Medicina Veterinária do Campus Manaus Zona Leste (CMZL). A participação do Campus foi organizada pela coordenadora de extensão Maria Suely Guimarães.

FebreAftosa1.png

FebreAftosa2.png

A abertura oficial da Campanha Contra Febre Aftosa ocorreu no dia 15 de março de 2016, na propriedade do Sr. Ronaldo Leite, localizada no km 6 da Estrada Manoel Urbano, no município de Iranduba.

O IFAM/CMZL esteve presente com os alunos do 3º período do curso de Medicina Veterinária, os docentes, Epitácio Dutra, Suely Guimarães e Arthur Nascimento. Também contou com a participação dos produtores rurais, prefeita do município de Iranduba, representantes de órgãos estaduais, como o CRMV/AM, a SEPROR, a ADAF e a FAEA.

FebreAftosa3.png

Alunos do 3º período de Medicina Veterinária com o Sr. Hamilton Casara presidente da ADAF, após cerimonia de abertura da Campanha da Febre Aftosa no Estado do Amazonas.

FebreAftosa4.png

Visita às estruturas locais (Currais)

FebreAftosa5.png

Produtor e empresário do setor agropecuário com os alunos do 3º período da Medicina Veterinária.

Durante as visitas, foram abordados temas relativos à cadeia produtiva do rebanho bovino e bubalino no Estado e à sanidade animal, visto que o Amazonas, junto aos Estados do Amapá e de Roraima, constituem a zona infectada, segundo classificação do MAPA. Essas visitas, como atividades de extensão, representam grande importância para com a comunidade e os alunos do curso de Medicina Veterinária do IFAM/CMZL, pois promovem o despertar para os problemas econômico-sanitários provenientes da ocorrência da febre aftosa na região e, no Brasil.

FebreAftosa6.png

CONHECENDO UM POUCO SOBRE FEBRE AFTOSA:

TRANSMISSÃO - A febre aftosa é uma doença extremamente infecciosa. O vírus se isola em grandes concentrações no líquido das vesículas que se formam na mucosa da língua e nos tecidos moles em torno das unhas. O sangue contém grandes quantidades de vírus durante as fases iniciais da enfermidade, quando o animal é muito contagioso.

SINTOMAS - A elevação da temperatura e a diminuição do apetite são os primeiros indícios da infecção. O vírus ataca a boca, língua, estômago, intestinos, pele em torno das unhas e na coroa. No inicio, febre com pápulas que se transformam em pústulas, em vesículas, que se rompem e dão aftas na língua, lábios, gengivas e entre os cascos, o animal baba muito e tem dificuldade de se alimentar. Devido às lesões entre os cascos, o animal tem dificuldade de se locomover.

PREJUÍZOS - A gravidade da aftosa não decorre das mortes que ocasiona, mas principalmente dos prejuízos econômicos, atingindo todos os pecuaristas, desde os pequenos até os grandes produtores. Causa em consequência da febre e da perda de apetite, sob as formas de quebra da produção leiteira, perda de peso, crescimento retardado e menor eficiência reprodutiva. Pode levar à morte, principalmente os animais jovens.

FebreAftosa8.png

Equipe de servidores e alunos que participaram do pré-lançamento da Campanha Contra a Febre Aftosa.

FebreAftosa9.png

Público presente

FebreAftosa10.png

Animais nos currais, após a demonstração da vacinação