Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM - Coari realiza III Festival de Cinema Amador

IFAM - Coari realiza III Festival de Cinema Amador

Festival contou com 10 curta-metragens amadores produzidos por alunos do IFAM e outras Instituições
por publicado: 18/12/2017 15h19 última modificação: 18/12/2017 15h19

Aconteceu na última segunda-feira (11) no Campus Coari a terceira edição do Festival de Cinema Amador Amácio Mazzaropi (IIIFCAAM). O evento, de temática livre, teve como objetivo divulgar e proporcionar aos discentes e à comunidade externa um espaço para debate e formação de uma postura cidadã reflexiva, crítica, cultural e politicamente comprometida por meio de curta-metragens amadores.
Participaram, ao todo, 10 (dez) filmes submetidos pelos alunos do próprio Instituto, do Centro de Educação de Tempo Integrado (CETI) e do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB-UFAM).

Os filmes premiados foram: “O último toque” (3° lugar), de Eliane da Silva Carvalho (CETI), curta de gênero terror sobrenatural, mostra um caso de possessão da adolescente Émile. O 2° lugar ficou com “A igreja do Diabo”, adaptação do conto homônimo de Machado de Assis, dirigido por Matheus Reis (IFAM). O campeão, com o maior número de indicações, foi “The caboking dead”, dirigido e produzido por Izaías Matos (IFAM), o filme é uma paródia do famoso seriado pós-apocalíptico norte-americano “The Walking Dead”. Os vencedores receberam R$ 200,00 (1° lugar), R$ 100,00 (2° lugar) e certificado de menção (3° lugar), além do troféu Mazzaropi.
Participaram também os curtas Assassinatos em Beverly Hills (IFAM), A loira do banheiro (CETI), A busca (IFAM), As aventuras de Jared e Curry (IFAM), Cine ribeirinho (ISB-UFAM), Como sobreviver a um ataque zumbi (CETI) e O resgate das patricinhas (CETI).

Para o Prof. Jhonatas Geisteira, idealizador do Festival, “eventos como este são fundamentais para que os estudantes possam construir e compartilhar, por meio do cinema, diferentes visões da realidade e do modo de ser jovem no mundo atual, além de ocupar, ativamente, o lugar de sujeito criativo, cidadão e político em suas comunidades”.
O festival acontece anualmente. Para 2018, as inscrições serão abertas aos interessados de outros municípios e estados.