Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM com M de mulher

IFAM com M de mulher

Hoje com muito orgulho apresentamos a vocês a professora Janaína Gonçalves do IFAM Campus Avançado de Manacapuru.
por publicado: 04/03/2020 18h28 última modificação: 04/03/2020 18h28

A professora de Língua Portuguesa do IFAM- Campus Avançado de Manacapuru, Janaina Gonçalves, com apoio das alunas bolsistas do Ensino Integrado Aline e Camila, idealizou o projeto de extensão “Viva Maria” que contou com a participação de cerca de 50 meninas do ensino médio do Centro de Ensino em tempo integral- CETI, localizada no município de Manacapuru.

Com duração de dois meses e oferta de oficinas sobre diversos temas que envolvem o protagonismo feminino na sociedade, no primeiro encontro do Projeto ofertou-se uma oficina ministradas pela psicóloga do instituto, Ariadina Barros, sobre empoderamento da mulher.  A professora lembrou da resistência com a qual se deparou inicialmente “como era de se esperar, as meninas estavam bastante tímidas e pouco falantes. As alunas se mostravam bastantes interessadas, contudo, estavam desconfiadas, pois o tema é bastante ignorado e silenciado pela sociedade”.

No entanto, no encontro seguinte abordou-se a temática da importância da autoestima e da aceitação do corpo. As participantes envolveram-se de tal forma que em pouco tempo foram ouvidos inúmeros relatos sobre situações abusivas de bullyng e preconceito por não se enquadrarem em um padrão de beleza. Esse laço de confiança estabelecido no encontro permitiu às alunas a discussão de traumas e a alegria de saber que não se encontravam mais desamparadas.

O terceiro encontro contou com a participação da delegada da mulher, Roberta Merly, que discorreu sobre as várias formas de violência e da importância da Lei “Maria da Penha” como principal instrumento legal para coibir e punir a violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil. A educação foi um fator apontado como fundamental na prevenção e erradicação da violência, ratificando o papel fundamental da escola na desconstrução da violência contra a mulher.

O último encontro, foi marcado por uma roda de leitura com as alunas participantes sobre o livro “Como educar crianças feministas” de Chimamanda Adichie, obra de grande relevância no esclarecimento sobre relacionamentos abusivos. Janaina contou sobre os depoimentos emocionantes do encerramento do Projeto: “Algumas meninas, às lágrimas, contaram que se sentiam mais fortes; outras se sentiam mais bonitas; outras admitiram que refletiram sobre pré-julgamentos feitos anteriormente; outras afirmaram que fizeram amigas e gostariam que outras meninas também tivessem oportunidade de participar do projeto”.