Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifam concede placa Presidente Nilo Peçanha a presidente da Soka Gakkai Internacional e assina protocolo de intenções com instituição japonesa

Solenidade ocorreu no Campus Manaus Centro, nesta quinta-feira (23/08)
por publicado: 26/08/2019 11h53 última modificação: 29/08/2019 15h19

capa 2.jpg

Como parte da comemoração dos 110 anos da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, o Instituto Federal do Amazonas (Ifam) realizou homenagem ao professor, filósofo e poeta Daisaku Ikeda, presidente do Instituto Soka Gakkai Internacional (SGI), entidade que possui diversos programas e projetos de valorização da vida. A solenidade ocorreu no Campus Manaus Centro (CMC), nesta quinta-feira (23/08) e, na ocasião, foi assinado um protocolo de intenções com a instituição japonesa.

A homenagem feita a Daisaku Ikeda pelo Ifam é uma forma de reconhecimento às várias ações de educação promovidas pelas diversas instituições representantes da Associação Brasil SGI (BSGI), em especial em Manaus-AM, por meio do Centro de Pesquisas e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam). Gerenciado pelo Instituto Soka, o espaço tem a finalidade de promover a integração entre os vários segmentos da sociedade, buscando desenvolver programas e projetos voltados à educação ambiental para a cidadania global, pesquisa científica para preservação do meio ambiente e criação de banco de sementes de espécies nativas da floresta amazônica.

Na solenidade desta quinta-feira, Daisaku Ikeda foi representado pelo reitor da Universidade Soka do Japão, Yoshihisa Baba, quem recebeu a placa Presidente Nilo Peçanha e assinou o protocolo de intenções, que tem como objetivo viabilizar acordo de cooperação, por meio de programas e projetos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, e possíveis intercâmbios de estudantes e membros das duas instituições.

Os dois momentos reforçam a parceria já existente entre o Instituto Soka e o Ifam. Em 2010, o Instituto Federal do Amazonas concedeu o título Doutor Honoris Causa a Daisaku Ikeda.  De acordo com o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, mesmo com origens distintas, as duas instituições possuem propósitos semelhantes. “Assim como o Ifam, o Instituto Soka Gakkai promove o desenvolvimento, a prosperidade e a paz por meio da educação formadora. O Instituto Federal do Amazonas reconhece no Instituto Soka Gakkai valores que estão presentes em suas políticas e são aplicados em seu dia a dia”, disse.

Em discurso lido pelo reitor da Universidade Soka do Japão, Ikeda agradeceu a homenagem recebida do Instituto Federal do Amazonas em reconhecimento ao seu trabalho. “A educação pela paz é meu projeto de vida e é esse legado que pretendo deixar”, leu o representante.

Já o reitor da Universidade Soka do Japão, Yoshihisa Baba, destacou a realização do sonho em conhecer a América do Sul e a assinatura do protocolo que proporcionará parceria entre as duas instituições. “Era um sonho visitar a América do Sul. Esse sonho está sendo realizado na sua plenitude. O momento proporcionado pelo Ifam enriquece ainda mais essa oportunidade que ficará registra para sempre em minha vida”, afirmou.

Durante o evento, estiveram presentes o cônsul-geral adjunto do Japão em Manaus, Iwato Takahiro, o presidente da BSGI, Miguel Shiratori, e o diretor do Instituto Soka-Cepeam, Edson Akira Sato.

Participação da comunidade acadêmica

Desde 2017, por meio da assinatura do acordo de cooperação técnico-científica entre o Instituto Soka-Cepeam e o Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico (Mpet-Ifam), são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa, inovação e extensão nas áreas de educação e proteção ambiental. Dentre as diversas ações realizadas em parceria, foi desenvolvida uma pesquisa que resultou no livro “Guia para instrumentalização de trilhas interpretativas numa perspectiva de ensino e aprendizagem” que, durante a solenidade, foi apresentado por Lais Cássia Monteiro de Souza Barreto, egressa do programa de pós-graduação do Instituto Federal do Amazonas.

A comunidade acadêmica foi representada também pelas alunas Bárbara Yandra de Oliveira Silva e Karinne Klenda Sousa Veras, do curso técnico integrado em Agroecologia, do Campus Manaus Zona Leste (CMZL). Na ocasião, as estudantes fizeram a leitura do fundamento da homenagem e do texto da placa entregue ao reitor da Universidade Soka do Japão.

Outro momento, foi a apresentação da ‘Camerata de Ukelele de Manacapuru’. Formado por alunos e comunidade do Ifam, o grupo produz instrumentos musicais a partir do reaproveitamento de madeiras caídas naturalmente da floresta amazônica, e concedeu um exemplar de ukelele a Daisaku Ikeda, como forma de homenagem à colaboração para a educação formadora e a busca pela paz.

Ainda como parte da programação, os alunos de Agroecologia, do CMZL, realizaram degustação de produtos elaborados a partir de Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs).

Clique AQUI para ver mais fotos do evento.