Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM conquista 4 prêmios no Intercom Norte 2017

IFAM conquista 4 prêmios no Intercom Norte 2017

Em torno de 20 trabalhos acadêmicos do curso de Produção Publicitária foram apresentados.
por publicado: 02/06/2017 11h44 última modificação: 02/06/2017 13h36

Quatro prêmios do Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte - Intercom Norte 2017 foram destinados a trabalhos acadêmicos dos alunos do curso de Produção Publicitária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Em setembro deste ano, os trabalhos premiados representarão o Amazonas e a região Norte na edição do Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) do Congresso Nacional que será em Curitiba (PR).

A edição Norte de 2017 contemplou a cidade de Manaus durante os dias 24 a 26 de maio na Faculdade Boas Novas, localizado no Japiim, Zona Sul da capital. Desta vez, a edição abordou o tema  “40 anos de Memórias e Histórias”. Todos os eventos regionais são promovidos pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (a Intercom).

Diferente dos outros anos, nesta edição o IFAM teve a representação de uma média de 20 trabalhos dos acadêmicos do curso de Produção Publicitária, entre terceiro e quinto período, além de alunos recém formados. Obtivemos um número recorde de inscritos quando comparados com outras edições que o instituto se fez representado. Estes trabalhos concorreram as diversas categorias do Expocom Regional e quatro deles seguem para a exposição nacional.

Além dos trabalhos inscritos e os premiados, acadêmicos do IFAM submeteram artigos que foram defendidos e apresentado a bancas do Congresso Norte. Vale ressaltar que o última avaliação da Capes (2015) classificou as publicações do Intercom como “qualis A”.

Dos trabalhos premiados tivemos na modalidade outdoor avulso com o tema “Não é só uma Brincadeira”, dos acadêmicos Rafael Ramos, Ingrid de Paula e Francisco Santos. O trabalho Redesign de marca para a empresa Bombons Finos da Amazônia, da acadêmica Beatriz Trajano, ganhou a modalidade Design Avulso. Na modalidade Campanha Promocional, o trabalho Verde Raro Store, do acadêmico Felipe Grimm foi o premiado. Além desses, o trabalho #STOPOSELFIEPLEASE, dos acadêmicos Lucas Matheus, Val Gomes e Hugo Bueno, foi o vencedor da modalidade Publicidade em Mídia Digital.

Todos os produtos que concorreram ao Expocom como também os artigos, foram trabalhos desenvolvidos durante os estudos nas disciplinas do curso de Produção Publicitária e orientados pelos professores do curso. Os quatro em destaque irão concorrer com demais trabalhos classificados de outras universidades de comunicação de todo o Brasil que se farão presentes no congresso nacional.

Avaliação dos Docentes

Para o coordenador do curso de Produção Publicitária, professor Washington Alves, o IFAM sempre é bem representado nas edições do Intercom tanto regional como também a edição nacional. “Nossos acadêmicos e congressistas sempre dão a devida importância quando representam nossa instituição. O Intercom vem para acrescentar e muito na formação acadêmica e consequentemente profissional. Nos sentimos orgulhosos e satisfeitos quando eles retornam para a casa com a premiação e sabemos o quanto isso é importante para nosso curso”, disse.

Para o professor Andre Wilson Archer Pinto Salgado, a medida que os acadêmicos vão se integrando e participando de eventos voltados para área de comunicação e diversas áreas do ramo disciplinar e pesquisa mais há o reconhecimento e o esforço do trabalho desenvolvido em conjunto por docentes e discentes.

“Nosso curso conseguiu ganhar em quatro categorias que vão além da publicidade como disciplina em si. Dentro de um evento que possui uma característica mais voltada para o jornalismo e relações públicas. Com toda essa força de aprofundamento podemos pensar na possibilidade de termos em nosso instituto os cursos de jornalismo, relações públicas, design gráfico e audiovisual. Todos integrados, em um mesmo ambiente, em um mesmo espaço formando pessoas com um nível de capacitação na área de comunicação com mais qualidade, não somente para o mercado, mas para o próprio instituto”, completou entusiasmado.

O professor do curso, Everton Moura Arruda, destaca que o entusiasmo dos alunos na realização de seus trabalhos, de todas as disciplinas do curso, eleva a qualidade do produto final que resulta, além de boas avaliações por parte dos professores, em premiações como essas obtidas no Intercom Norte e com certeza vai trazer para os alunos e para o curso alguns prêmios da edição nacional. “A cada nova produção dos alunos do curso de publicidade, percebemos o quanto há uma dedicação por parte deles e também da interação com o conteúdo ministrado em sala de aula. Estes prêmios são resultados desse processo. Não há dúvidas que a cada dia iremos conquistar ainda mais nosso espaço e lugares nos congressos não só regionais, mas também os nacionais e se duvidar até os internacionais ”, comentou.

O curso

O curso de Tecnologia em Produção Publicitária é um dos cursos mais antigos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). Criado no ano 2000 e mesmo com apenas 17 anos, há tempos possui nota máxima na avaliação do Enade. O nosso curso tem nota cinco no Ministério da Educação (MEC). Todos os anos nosso curso tem sido premiado no Intercom e tem trabalhos publicados em eventos de nível nacional e internacional.

Texto: Grupo de pesquisa Linguagem, Arte, Comunicação e Ciência - LACC