Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM desempenha papel de destaque no desenvolvimento agrário do Amazonas

IFAM desempenha papel de destaque no desenvolvimento agrário do Amazonas

por publicado: 31/10/2023 11h34 última modificação: 31/10/2023 11h34

Em decorrência da estiagem na região amazônica, medidas significativas para fortalecer o setor primário no estado do Amazonas foram anunciadas nesta segunda-feira (30), durante a visita do Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Luiz Paulo Teixeira, em Manaus (AM). O evento contou com a presença do reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Jaime Cavalcante Alves, cuja instituição desempenha um papel fundamental na capacitação da força de trabalho vinculada à agricultura familiar, e é reconhecida por sua vasta expertise em cursos voltados para o setor primário, alinhados com os arranjos produtivos locais na região amazônica.

Inserido no panorama do desenvolvimento agrário e da agricultura familiar no Amazonas, o IFAM é responsável por capacitar a força de trabalho na região, sempre com cursos sejam eles de nível técnicos, tais como técnicos em Recursos Pesqueiros, Agropecuária e Agroecologia; ou em cursos superiores, como Engenharia de Pesca e Medicina Veterinária. Isso garante ao Instituto propriedade para atuar na capacitação da produção rural empregando tecnologias de atualizadas e em sintonia com as melhores práticas de produção com sustentabilidade sem perder o foco na preservação ambiental.

Medidas

Dentre os anúncios realizados pelo ministro, destacam-se a entrega de 50 mil cestas básicas a agricultores familiares afetados pela estiagem e a implementação do ‘Bolsa Verde’ para comunidades dedicadas à proteção ambiental. A iniciativa visa promover a aquisição de 44 milhões de produtos da agricultura familiar, o que representa um grande impulso para o fortalecimento desse setor.

Outras ações incluem o lançamento nacional do crédito fundiário para a compra de terras, beneficiando trabalhadores rurais sem terra, e parcerias para compartilhamento de dados, serviços, conhecimentos técnicos e soluções gerenciais. Além disso, a iniciativa aborda a gestão e fortalecimento da regularização fundiária, buscando promover a agricultura familiar e a preservação ambiental.

O ministro também anunciou que, após mudanças no Plano Safra da Agricultura Familiar, o Amazonas contratou um valor recorde de R$25 milhões em crédito, representando um aumento de 62% em relação ao ano anterior. Essa medida tem como objetivo descentralizar o crédito no Brasil, especialmente em regiões que carecem de apoio. O ministro ressaltou a importância de uma parceria sólida entre os governos federal, estadual e municipal para garantir o desenvolvimento sustentável do Amazonas.

O governador do Amazonas, Wilson Lima, enfatizou a necessidade de criar e implementar um arranjo produtivo único, concebido por amazonenses que compreendem as peculiaridades geográficas e culturais da região amazônica. Ele destacou a importância de um modelo de produção da agricultura familiar adequado à região. O ministro Luiz Paulo Teixeira expressou o compromisso do presidente Lula em apoiar a região amazônica e a busca por recursos junto a países responsáveis pelo aquecimento global, a fim de promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A conferência evidenciou a relevância de parcerias sólidas para enfrentar desafios complexos na região.