Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM desenvolve projeto sobre fotossíntese em escolas de Manacapuru

IFAM desenvolve projeto sobre fotossíntese em escolas de Manacapuru

Ação faz parte da parceria entre o Instituto TIM e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
por Vanessa Sena publicado: 27/09/2016 10h39 última modificação: 27/09/2016 10h48

Instituições apoiadas pelo Instituto TIM convidam crianças de regiões de difícil acesso da Amazônia a refletir sobre o ambiente em que vivem. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é um dos participantes, por meio de projeto em andamento em escolas de Manacapuru. O projeto foi contemplado no edital de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia, lançado em 2015 pelo Instituto TIM em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A iniciativa “Luz da vida: ciência que alimenta a Amazônia”, do IFAM, convida crianças de 13 escolas municipais de Manacapuru a conhecer mais sobre a fotossíntese. Os alunos recebem um kit com cartilha e revista em quadrinhos: a cartilha propõe palavras cruzadas, enigmas, liga-pontos e desenhos para colorir, todos relacionados à fotossíntese; e a revista trata do tema a partir do ponto de vista de quatro personagens − um menino, uma menina, a mãe das crianças e uma árvore. A equipe desenvolveu ainda um jogo para Android para aplicação em sala de aula.

A iniciativa aborda a relação entre o ser humano e os processos da natureza, sobretudo a fotossíntese, e envolve uma região que não costuma receber projetos. Em três das escolas participantes só é possível chegar por água, sendo que duas ficam em uma ilha. “Há uma falta muito grande de material, algumas escolas nem têm quadro. A cartilha vai servir de apoio pedagógico para o professor”, diz a coordenadora Criscian Kellen Amaro de Oliveira.

Nas cinco escolas que já receberam o projeto, o retorno foi positivo. “Eles gostaram e perguntaram se voltaríamos mais vezes. Até as crianças que não fazem parte do projeto pediram a cartilha”, afirma Criscian. A cartilha será lançada em formato de e-book durante a 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (13ª SNCT), em outubro.

No total, 50 projetos relacionados à luz e à divulgação científica para crianças de 4 a 10 anos foram selecionados pelo edital do Instituto TIM e do CNPq. A temática foi escolhida em comemoração ao Ano Internacional da Luz, celebrado em 2015. Foram escolhidos projetos de 18 estados de todas as regiões do Brasil. O edital faz parte da linha de apoio a museus e centros de ciência e tecnologia realizada pelo Instituto TIM desde 2012.

Notícia completa pode ser acessada em: https://institutotim.org.br/2016/09/16/projetos-para-criancas-da-amazonia/

Fonte: Instituto TIM

Fotos: Instituto TIM