Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM discute cenário do ensino médio integrado e EJA na educação profissional e tecnológica

por publicado: 13/11/2023 17h34 última modificação: 14/11/2023 11h40

Professores, gestores educacionais e pesquisadores se reuniram na tarde desta segunda-feira (13) para dar início ao V Seminário do Ensino Médio Integrado e ao V Simpósio EJA Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Ensino do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Diretoria de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior (DBS), e ocorre até amanhã (14), no formato híbrido.

Com a temática ‘Desafios, perspectivas e repercussões para o ensino, pesquisa e extensão’, o seminário e o simpósio têm como objetivo ampliar as discussões sobre o atual estado do conhecimento acerca do ensino médio integrado e Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA/EPT), promovendo a difusão e o intercâmbio científico dos saberes produzidos no campo da educação profissional, tecnológica e científica, articulando as dimensões do trabalho, ciência, tecnologia e cultura no contexto amazônico.

Design sem nome.png

Durante a solenidade de abertura, a pró-reitora de Ensino, Rosangela Santos da Silva, destacou a importância e os desafios da realização dos eventos que ocorrem simultaneamente.”O seminário e o simpósio começaram tímidos em 2017, costumamos dizer que são eventos raiz do IFAM, e que são atrelados a decisões nacionais. O ensino médio integrado e a EJA tratam de uma temática muito cara para a Rede Federal que é o currículo integrado e as práticas integradoras. Não é um desafio somente do IFAM, mas nacional. Dessa maneira, estamos conclamando dirigentes, diretores, técnicos administrativos e estudantes nessa compreensão importante que é o currículo integrado com foco na formação humana integral”, disse.

Segundo a pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Morais de Lima, que na ocasião representou o reitor do IFAM, os dois dias dos eventos contam com convidados que possibilitarão conhecer o que está sendo feito em outras instituições de ensino. “Nossos convidados estão aqui com o objetivo de trabalhar a troca de experiências e nos mostrar o que as outras instituições estão fazendo e de que forma podemos crescer em termos de partilha com os institutos federais e as universidades. Com certeza teremos um bom aprendizado com essa troca de experiências, e os convidados terão a chance de conhecer o que defendemos e as perspectivas que temos dentro dos contextos nacional e regional”, enfatizou.

Além das pró-reitoras de Ensino e Extensão, participaram da mesa de abertura: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Paulo Henrique Rocha  Aride; a diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior, Evellyze Martins Reinaldo Pinho; a representante do diretor geral do Campus Manaus Centro (IFAM-CMC), professora Neila Batista Xavier; a coordenadora do IFAM junto à Fapeam (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas), professora Maria Rutimar de Jesus Belizário coordenador do Fórum de Diretores Gerais do IFAM, professor Jackson Pantoja Lima.

Ainda durante a solenidade de abertura, os alunos do Cursos Técnicos de Nível Médio Integrado foram os responsáveis pelo momento cultural da tarde de hoje.

Palestra de abertura

Após a mesa de autoridades, ocorreu a palestra ‘O projeto de formação humana do Ensino Médio Integrado’, com o professor Lucas Barbosa Pelissari, da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Programação

Amanhã (14), pela parte da manhã, ocorrerá a palestra ‘Práticas Integradoras no Ensino Médio Integrado’, com o professor Alencar Migliavacca, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Em seguida, será realizada a  mesa-redonda ‘Processos emancipatórios na EJA: Diálogos entre sujeitos e saberes’, com os professores Maria da Conceição Monteiro Ferreira, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e Nilton Carlos da Silva Teixeira,do Fórum EJA Amazonas. A partir das 10h30, terá início as salas temáticas (presencial e virtual).

Pela parte da tarde, às 14h, será realizada a palestra ‘Diretrizes Operacionais da EJA e o Currículo do Ensino Médio Integrado: reflexões sobre uma EJA possível na Rede Federal’, com a professora Ana Lúcia Sarmento Henrique, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). A partir das 16h30, está previsto o encerramento do evento.

Toda a programação está ocorrendo no Campus Manaus Centro (IFAM-CMC) com transmissão pelo Youtube (Canal TV IFAM). Informações e inscrições podem ser acessadas no site dos eventos.

Financiamento

O V Seminário do Ensino Médio Integrado e o V Simpósio EJA Integrada à EPT receberam recursos financeiros oriundos do edital do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas da (Parev/Fapeam), na modalidade regional.

A proposta dos eventos foi submetida pela professora Maria Rutimar de Jesus Belizario, coordenadora da Educação Profissional Técnica de Nível Médio vinculada à Diretoria da Educação Básica e Superior da Proen. “Esses dois dias buscam o intercâmbio de saberes, da cultura, tecnologia e da ciência, ampliando e reformulando as dimensões que constituem esse projeto de formação humana integral”, disse a coordenadora do Projeto do IFAM junto à Fapeam, durante a solenidade de abertura.

O Parev tem como objetivo apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.