Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifam disponibiliza Política de Comunicação

Ifam disponibiliza Política de Comunicação

Aprovado em outubro deste ano, o documento irá nortear as atividades de comunicação institucional.
por publicado: 08/11/2019 13h36 última modificação: 08/11/2019 13h36

Mesmo presente no dia a dia de todos, a comunicação institucional apresenta desafios que precisam ser superados para um melhor alcance de resultados. Sendo assim, qual o melhor canal para se comunicar com os públicos de interesse? Como atender as demandas de comunicação externas e internas? Como trabalhar a imagem de uma instituição em constante expansão? Foi pensando em responder questionamentos como esses que o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), por meio da Coordenação Geral de Comunicação Social e Eventos (CGCSE/Ifam), elaborou a Política de Comunicação.

O documento busca garantir ações de comunicação eficazes que proporcionem a transparência das atividades do Ifam, em especial no que diz respeito à área de atuação do Instituto – a educação pública, gratuita e de qualidade. Trata-se de uma instituição de ensino com uma diversidade de públicos, o que torna primordial o trabalho estratégico da comunicação.

De acordo com o coordenador da CGCSE/Ifam, Rodrigo Fonseca, o documento norteará as atividades comunicacionais da instituição. “A ideia é orientar o trabalho de quem já atua e de quem poderá atuar nos setores de comunicação do Ifam. Assim, a política possui os princípios, diretrizes e estratégias que auxiliarão no relacionamento do Instituto com seus diversos públicos estratégicos, além de servir de base para elaboração de manuais e cartilhas voltados para o atendimento de demandas relacionadas à comunicação”, explicou Fonseca.

Nesse sentido, a Política de Comunicação destaca a necessidade de compreender a Comunicação Social como campo estratégico, mais do que uma estrutura apenas operacional, garantindo não somente a legitimidade funcional, mas também o envolvimento da área na discussão dos processos estratégicos decisórios da instituição. No conteúdo do documento disponível para acesso público, é possível encontrar a importância e objetivos de comunicação, estrutura dos setores, públicos estratégicos, canais de relacionamento, eixos de atuação e contribuição da comunicação durante gestão de crises.

Consulta pública e aprovação

Durante o mês de agosto deste ano, a Política de Comunicação recebeu contribuições da comunidade, por meio de consulta pública, e posteriormente foi aprovada pelo Conselho Superior do Ifam, de acordo com a Resolução nº 108 CONSUP/IFAM, de 31 de outubro de 2019.

A Política de Comunicação está disponível na página da Comunicação Social (Site do Ifam), no endereço:

Disponível também no link: Política de Comunicação do Ifam