Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e CGU dialogam sobre governança interna e programa de integridade

IFAM e CGU dialogam sobre governança interna e programa de integridade

por publicado: 05/12/2022 18h27 última modificação: 05/12/2022 18h27

Na manhã desta segunda-feira (05), a equipe gestora do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) recebeu representantes da Controladoria Geral da União (CGU) para tratar sobre os indicativos e o processo de conscientização do programa de integridade, além da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Os membros do IFAM destacaram os desafios e as dificuldades em trabalhar a conscientização dos programas de integridade no Instituto, uma vez que a instituição encontra-se em uma região muito vasta e diversificada, e os desafios impostos tomam proporções maiores devido às dimensões do Estado.

WhatsApp Image 2022-12-05.png

De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, é imprescindível o processo de conscientização sobre o programa de integridade, e um dos aspectos necessário seria a valorização dos servidores que atuam no interior do Estado. "Uma das formas de reconhecimento seria a concessão do adicional de fronteira e de atividade penosa. Esss adicional já é concedido a vários outros órgãos da administração pública federal, porém ainda não foi implantado pelo Ministério da Educação (MEC) para atender as carreiras de docentes e Taes (técnicos administrativos), não só do IFAM, mas também da Universidade Federal do Amazonas (UFAM)", disse.

Ao final da reunião, o reitor do IFAM destacou que continuará apoiando os programas de governança e controle internos para que possam ser amplamente difundidos e implantados na instituição, a fim de assegurar a transparência com a coisa pública e a eficiência nos serviços prestados.

Além do reitor, participaram da reunião a pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Mores de Lima, o diretor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Thiago Garantizado, a Coordenadora de Governança e Controle Interno (CGCI/IFAM), Viviane Miranda, e o ouvidor geral do IFAM, Reginaldo Gomes.