Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e CGU discutem políticas afirmativas em reunião estratégica

Notícias

IFAM e CGU discutem políticas afirmativas em reunião estratégica

IFAM e CGU discutem políticas afirmativas em reunião estratégica

IFAM e CGU discutem políticas afirmativas em reunião estratégica
por publicado: 26/09/2024 11h52 última modificação: 26/09/2024 12h45

Nesta semana, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou reunião com representantes da Controladoria Geral da União (CGU). Na ocasião, o órgão de controle apresentou o relatório preliminar de avaliação das políticas e ações afirmativas implementadas pela instituição de ensino. A reunião teve como foco principal a análise de três temas de relevância: as políticas de cotas, os direitos dos transgêneros e a violência contra a mulher. 

A equipe de avaliação destacou a necessidade de uma análise mais aprofundada em relação à política de cotas, apontando a urgência de um diagnóstico detalhado sobre os resultados e impactos dessa política no contexto do IFAM. Outro ponto identificado foi a necessidade de uma maior divulgação sobre o uso do nome social e a adequação dos sistemas institucionais para garantir o respeito aos direitos de pessoas transgênero dentro da comunidade acadêmica.

 

No que diz respeito ao combate à violência sexual contra a mulher, a reunião destacou a importância de uma maior divulgação das ações da corregedoria do Instituto Federal, bem como a necessidade urgente de estabelecer um protocolo claro e eficaz para o atendimento às vítimas. O IFAM reafirmou seu compromisso com essa pauta, destacando que já foram criadas uma Comissão Permanente de Combate ao Assédio Sexual e Moral (COPEA) e uma política institucional específica para lidar com essas questões. O IFAM assegurou que a definição e a implantação de um protocolo de atendimento às vítimas de violência sexual são prioridades e serão implementadas o quanto antes.

 

Essas ações destacam o compromisso contínuo com a melhoria das políticas afirmativas do IFAM, evidenciando a dedicação da instituição com a inclusão, a equidade e o combate a toda forma de discriminação.