Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Dois projetos do IFAM são contemplados em edital do CNPq

Notícias

Dois projetos do IFAM são contemplados em edital do CNPq

Foram aprovadas propostas para a realização de atividades voltadas para o Ano Internacional da Luz.
por Vanessa Sena publicado: 11/02/2016 11h20 última modificação: 11/02/2016 12h51

Os campi Lábrea e Manacapuru do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) desenvolverão neste ano, atividades de divulgação científica voltadas para o Ano Internacional da Luz, comemorado em 2015. As ações fazem parte da chamada pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Instituto Tim. 

Publicado no segundo semestre de 2015, o edital teve como objetivo selecionar propostas para a realização de atividades de divulgação, educação e desenvolvimento de produtos sobre a temática da luz especialmente desenvolvidos para o público infantil de 4 a 10 anos, além de outras iniciativas que promovam a divulgação científica e visem contribuir significativamente para a popularização e difusão deste tema na faixa etária especificada. 

O IFAM foi o único Instituto Federal (IF) com propostas aprovadas na Faixa A, que selecionou ações a serem realizadas em cidades ou regiões de até 200.000 habitantes. Com a aprovação do projeto ‘Caminhos da luz: o uso de recursos interativos para a compreensão dos fenômenos luminosos por estudantes do ensino fundamental da Região Amazônica’, o Campus Lábrea (CLB) produzirá livros interativos nas formas impressa e digital, além de aplicativos para dispositivo móveis que operem com a plataforma Android e softwares para computadores. 

“O produto será distribuído nas escolas públicas e bibliotecas da direcionados ao público infantil com intuito de mostrar a importância da ciência óptica e suas aplicações na sociedade atual, além de despertar o interesse pelas ciências em estudantes do ensino fundamental no Amazonas”, explica o coordenador do projeto, professor Arquimar Barbosa de Oliveira. 

O professor informa ainda que o trabalho será realizado nas macrorregiões do Médio Purus (Lábrea, Canutama e Tapauá), na região do Baixo Purus (Pauini e Boca do Acre), além da região do rio Madeira onde está localizada a cidade de Humaitá.  De acordo com Oliveira, “é necessário ressaltar que o trabalho alcançará às populações ribeirinhas e indígenas”. 

Em Lábrea, o projeto terá a participação dos pesquisadores Laffert Gomes, Alessandro, Márcio Mirando, Paulo Vilela, Fabiann Matthaus, Antônio Cleber, Paulo Arruda, Judson Medeiros, Laura Leal e Manoel Galdino. 


Luz da vida: ciência que alimenta a Amazônia 

Diferente de Lábrea, o Campus Avançado Manacapuru (CMPU) realizará evento de divulgação científica, com previsão de ocorrer durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), nos dias 17 a 23 de outubro deste ano. 

Segundo a coordenadora do projeto ‘Luz da vida: ciência que alimenta a Amazônia’, professora Criscian Kellen Amaro de Oliveira, antes do evento será desenvolvido um game para o ensino da fotossíntese produzido para plataforma Android, que será utilizado em visitas às escolas municipais de Manacapuru, com a finalidade de aliar a tecnologia e a inovação à educação. 

“Algumas escolas do interior do Amazonas apresentam deficiências em termos de tecnologia e inovação, fato decorrente da ausência de comunicação por fibra ótica, o que limita o uso de internet e de novas tecnologias”, diz a professora, destacando que serão realizadas ainda palestras e oficinas em instituições de Educação Básica das zonas urbana e rural de Manacapuru. 

A programação do Campus Avançado Manacapuru também será devolvida pelos professores Alexandre Ricardo Von Ehnert, Jaidson Brandão da Costa, Adriano Pereira da Silva Martins e José Pinheiro de Queiroz Neto.