Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM é homenageado pelos 108 anos em sessão solene na Assembleia Legislativa do Amazonas

Homenagem é de propositura do deputado estadual Carlos Alberto
por Ana Paula Batista publicado: 26/09/2017 16h03 última modificação: 26/09/2017 16h04

No último sábado, 23 de setembro, o IFAM Campus Manaus Centro completou 108 anos de fundação no Amazonas, proporcionando a milhares de jovens e adultos, o acesso à educação profissional e tecnológica gratuita, pública e de qualidade.

Hoje, 26 de setembro, a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) homenageou o centenário do Campus Manaus Centro (CMC) com uma sessão solene no plenário Ruy Araújo. A propositura da cerimônia é de autoria do deputado estadual, Carlos Alberto.

O deputado Carlos Alberto destacou a trajetória honrosa da instituição e a contribuição dada a sociedade amazonense ao longo dos anos. “O IFAM é símbolo de referência no ensino no Amazonas e no Brasil. Durante todos esses anos a instituição oportunizou aos jovens amazonenses o acesso ao ensino técnico de excelência, principalmente, aos jovens moradores dos municípios do interior do Estado que enfrentam maiores dificuldades de acesso à educação”, disse ele que aproveitou para parabenizar o Campus Manaus Distrito Industrial pelos 25 anos.

Segundo a diretora do campus centenário, Prof. Stela Nunes de Melo, as gerações que passaram pelo IFAM nunca perderam o ânimo na luta por uma instituição de qualidade. “Não podemos dizer que esses 108 anos foram fáceis, mas nossos servidores e alunos jamais deixaram de lutar pela qualidade do ensino ofertado e isso nos fez crescer e atingirmos a excelência”, ressaltou.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, revelou o desejo de expandir os campi para o interior do Amazonas. “Vamos lutar para que em cada barranca de rio tenhamos um campus do IFAM. Paulo Freire já dizia que o maior poder de transformação é o da educação profissional. Enfrentamos muitos desafios, dentre eles a questão logística e, principalmente, a fixação do servidor no interior, por isso, conclamamos apoio dos parlamentares nesta luta e nas ações de ampliação das infraestruturas dos campi, tais como, refeitórios, dormitórios, salas de aula e ginásios”, ressaltando que atualmente o IFAM possui 2 mil servidores e aproximadamente 25 mil alunos em 15 campi distribuídos na capital e no interior.

Campus na Zona Norte de Manaus

Na capital, o IFAM está presente no Centro, no Distrito Industrial e na Zona Leste. Durante seu discurso, o vice-presidente da ALEAM, Belarmino Lins, sugeriu uma força tarefa para sensibilizar a Presidência da República e o Ministério da Educação (MEC) sobre a possibilidade de abrir um campus para a população da Zona Norte de Manaus. “O reitor pode contar conosco no que for necessário para sensibilizar o governo federal”, afirmou.

Foram também homenageados o ex-reitor do IFAM, João Martins Dias, o ex-diretor da ETFAM, Raymundo Luiz Teixeira, e ex-diretor do CEFET-AM, Raimundo Jimenez, o diretor do Campus Manaus Distrito Industrial, José Carlos Nunes de Melo e o diretor do Campus Manaus Zona Leste, Aldenir Caetano.