Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e IFCE firmam parceria para o desenvolvimento tecnológico

IFAM e IFCE firmam parceria para o desenvolvimento tecnológico

por publicado: 06/12/2022 17h00 última modificação: 06/12/2022 17h00

Na manhã desta terça-feira (06), o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, recebeu o reitor do Instituto Federal do Ceará (IFCE), José Wally Mendonça Menezes, na sede da Reitoria, em Manaus-AM. A reunião teve como objetivo estabelecer um acordo de cooperação entre as duas instituições para promover o desenvolvimento tecnológico e a inovação voltados à área da saúde e seus sistemas embarcados.

Um dos encaminhamentos da reunião foi a criação de um Grupo de Trabalho (GT) para elaborar o projeto executivo das ações que serão executadas a partir de recursos oriundos da Lei de Informática e do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovações (MCTIC). Ao mesmo tempo, as instituições vão elaborar um acordo de cooperação que viabilize os trabalhos.

Para o reitor do IFCE, a agenda de hoje teve o objetivo de estreitar a relação com o IFAM, no sentido de executar projetos estratégicos para as regiões Norte e Nordeste. “Conhecendo e reconhecendo nossa diversidade geográfica e trabalhar em simultâneo, a integração entre nossos polos de inovação unidades Embrapii. As ações envolvem treinamento, capacitação, criação de tecnologia ao nível de software e hardware, além da integração de nossas equipes no ensino, pesquisa e extensão, e, principalmente, na execução de projetos estratégicos em parceria com a RNP, SOFTEX e o MCTI, executando recursos advindos de programas prioritários e recursos que envolvem Lei de Informática. A princípio os projetos são na área de telemedicina, hardware e sistemas embarcados, além da formação de capital intelectual que serão construídos à medida que os projetos avançam”, explicou.

Segundo o reitor do IFAM, a reunião trouxe três propósitos para o Instituto, dentre eles manter uma cooperação com o IFCE nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica. “Em seguida, o desenvolvimento de um projeto em comum para atender a uma demanda do MCTIC a fim de ampliar as ações no campo da telemedicina. O IFAM atende diversos municípios que são carentes desses serviços, e por ter seus campi homologados no CAPDA (Comitê das Atividades de Pesquisa e Desenvolvimento na Amazônia) facilita a captação de recursos da Lei de Informática. E também um projeto em parceria visando o intercâmbio de estudantes dos cursos técnicos e de graduação para capacitação em forma de residência em ciência e tecnologia”, disse.

Após as tratativas no âmbito técnico, o reitor do IFAM compartilhou sobre as dimensões, desafios e a grande diversidade do Estado do Amazonas. Participaram da reunião o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Jucimar Brito de Souza, e o diretor-geral do polo de inovação de Manaus Inova IFAM, Sergio Costa Martins de Alencar, além da equipe gestora do IFCE.