Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e INPA celebram acordo de cooperação técnica

IFAM e INPA celebram acordo de cooperação técnica

por publicado: 24/04/2024 15h26 última modificação: 24/04/2024 15h26

Num encontro marcante para a ciência e a educação no Amazonas, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), liderado pelo Reitor Jaime Cavalcante Alves, e o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), dirigido pelo Professor Henrique dos Santos Pereira, selaram um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). Esta reunião simboliza um passo significativo para fortalecer a integração entre estas duas renomadas instituições, com foco no avanço do ensino, pesquisa e extensão.

O acordo visa estabelecer um canal direto de intercâmbio de ideias e parcerias estratégicas, promovendo uma colaboração mais efetiva em diversos projetos. Durante o encontro, o Reitor do IFAM apresentou um panorama das ações e conquistas do instituto no Amazonas, destacando sua ampla infraestrutura e o impacto de suas iniciativas no estado.

A diretora geral da Fundação de Amparo ao Ensino, Pesquisa, Extensão e Interiorização do IFAM (FAEP), Luana Monteiro, detalhou como a parceria com o INPA tem sido crucial para o desenvolvimento de vários projetos, ampliando o alcance e a eficácia das ações conjuntas.

Os líderes de ambas as instituições, Reitor Jaime e Diretor Henrique, compartilharam os desafios únicos de conduzir pesquisas na região amazônica, especialmente as dificuldades orçamentárias e o alto custo associado a operações na área, conhecido como "custo amazônico". Ambos ressaltaram a bioeconomia como um campo vital, que oferece soluções sustentáveis para muitas demandas sociais, apontando para a necessidade de mais atenção e investimento neste setor.

Um ponto alto da discussão foi a ênfase na possibilidade da criação de espaços multiusuários, como laboratórios compartilhados, que poderiam otimizar a utilização de recursos e infraestrutura das duas instituições. O Diretor Henrique sublinhou a importância de tais espaços para maximizar a eficiência e o impacto dos trabalhos desenvolvidos.

O Reitor Jaime também apontou a interiorização do INPA, facilitada pela vasta presença do IFAM no interior do Amazonas, como um meio de ampliar o alcance das atividades de pesquisa e garantir uma melhor distribuição dos recursos destinados a esses fins.

Ao final da reunião, a assinatura do ACT entre o IFAM e o INPA foi celebrada como um marco crucial para o desenvolvimento sustentável da região amazônica, prometendo fortalecer ainda mais os laços entre ensino e pesquisa e destacando o compromisso contínuo das instituições com a educação e a ciência no Brasil.

Além disso, um resultado imediato desse acordo é a criação de um curso de pós-graduação lato sensu em Tecnologia em Alimentos, oferecido pelo IFAM. Este programa visa capacitar profissionais para atender às demandas da região, focando em inovação e sustentabilidade, e representa um exemplo concreto de como a cooperação entre o IFAM e o INPA pode resultar em avanços significativos para a educação e o desenvolvimento regional.