Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e Marinha do Brasil iniciam tratativas para cooperação técnica

IFAM e Marinha do Brasil iniciam tratativas para cooperação técnica

Acordo envolverá alunos em processo de estágio obrigatório
por Ana Paula Batista publicado: 01/11/2017 17h55 última modificação: 01/11/2017 17h57

Nesta quarta-feira, 01 de novembro, o reitor do Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Antonio Venâncio Castelo Branco esteve no Comando do 9º Distrito Naval - Marinha do Brasil para dar início as tratativas para futuras parcerias entre o IFAM e a Marinha do Brasil.

O reitor, os pró-reitores de Extensão, Sandra Darwich e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, José Pinheiro de Queiroz Neto e o coordenador de Relações Empresariais e Comunitárias, Estanislau Sant'ana foram recebidos pelo Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht e o Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Ken Williams Schonfelder e equipe.

Durante o encontro, o reitor falou sobre os cursos oferecidos pelo IFAM na capital e no interior do Amazonas, sobre o processo de interiorização da Rede Federal de Educação e, principalmente, a respeito do apoio imprescindível que a instituição tem recebido das Forças Armadas ao longo dos últimos anos.

"Já temos um histórico de parceria com a Marinha do Brasil desde 2014, onde ofertamos curso especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP) que abordou noções básicas de marinharia, navegação, sinalização, estabilidade em embarcação, máquinas e motores, primeiros socorros, combate a incêndio e sobrevivência no naufrágio, além da capacitação de pescadores em Manacapuru por meio do curso Pescador Profissional (POP N1). Com nosso catálogo de cursos é possível promover cursos de curta duração para públicos específicos. Além disso, os cursos técnicos exigem em seu currículo o estágio obrigatório e a Marinha poderia receber nossos alunos e os supervisionar em diversas áreas que forem necessárias", disse Castelo Branco.

O Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht mostrou-se interessado e destacou que o dever da Marinha do Brasil é justamente contribuir para o desenvolvimento regional da Amazônia. "Estamos à disposição para contribuir no que for necessário. A possibilidade de termos alunos do IFAM apoiando as atividades da Marinha em nossas capitanias muito nos interessa. Precisamos definir as necessidades entre as instituições e alinhar os instrumentos para que isso possa acontecer”, ressaltou.

Dos 15 campi do IFAM no Amazonas, a Marinha do Brasil possui agências fluviais em oito municípios: Manaus, Humaitá, São Gabriel da Cachoeira, Eirunepé, Tabatinga, Itacoatiara, Parintins, e Tefé.

registrado em: