Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM e UEA inauguram laboratórios móveis de robótica e automação

IFAM e UEA inauguram laboratórios móveis de robótica e automação

por publicado: 30/03/2022 15h04 última modificação: 30/03/2022 15h04

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) recebeu na manhã desta terça-feira (29), duas carretas adaptáveis que serão utilizadas para realização de atividades dos laboratórios itinerantes de robótica e automação, em parceria com o projeto Academia Stem da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A ação faz parte da cooperação entre as duas instituições de ensino e pesquisa que recebem incentivos da Samsung da Amazônia, de acordo com a lei 8.837/91, para desenvolver projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

Para oficializar a cooperação, as duas instituições realizaram a aula inaugural dos laboratórios móveis no Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI). O Instituto Federal é a primeira instituição do Amazonas beneficiada pela iniciativa, após o período da pandemia da covid-19.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, a parceria com a UEA irá agregar ainda mais na formação dos estudantes do Instituto Federal. “Vai colocar nossos estudantes em contato com o mundo do trabalho, dando uma formação melhor tanto no curso técnico quanto despertando o interesse para o ensino de graduação na área de tecnologia. É uma parceria muito gratificante para nós enquanto instituição, porque nos ajuda a cumprir com qualidade a nossa missão institucional que é promover o ensino, a pesquisa e a extensão, o desenvolvimento social e econômico através da formação de nossos estudantes”, disse.

O gerente sênior de P&D da Samsung, Eteocles Silva, frisou sobre a importância de iniciar as atividades dos laboratórios móveis. “Precisamos ativar as atividades dos laboratórios móveis que são mais que carretas, são laboratórios que vão permitir que pessoas tenham contato com a tecnologia. Nesse momento, muito mais que fazer ensino e aprendizagem, é levar esse ensino-aprendizagem a todas as classes independente da pessoa ter condições financeiras ou não. Pode contar com a Samsung para que seja perene. É um esforço enorme, sabemos que há várias pessoas envolvidas no intuito de melhorar o ensino-aprendizagem, proporcionar condições para que as pessoas cheguem ao mercado de trabalho mais qualificadas.

A inauguração dos laboratórios ocorreu no IFAM-CMDI e contou com a presença do reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves; da pró-reitora de Planejamento da UEA, professora doutora Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro Simão, representante do reitor da UEA; do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho, Josinei Nascimento; do gerente sênior de P&D da Samsung, Eteocles Silva; do diretor-executivo da Fundação Universitas de Estudos Amazônicos, Elias Moraes de Araújo; do coordenador dos Laboratórios da Academia STEM/UEA, professor dr. Jucimar Maia da Silva Junior; e do coordenador dos Laboratórios móveis da Academia STEM/UEA, professor doutor Adam Sady Medeiros Silva.

Sobre os laboratórios

A ação vai propiciar a cerca de 1.200 alunos do IFAM e de escolas da região a receberem gratuitamente capacitações como prévia para a vida universitária na área de engenharias. Os dois laboratórios de 90 metros quadrados possuem tecnologias pensadas para a mobilidade do ensino, podendo ser transportadas para diferentes instituições.

Com capacidade total de 40 alunos, as estruturas são dotadas de equipamentos, como máquinas de corte a laser, impressora 3D e computadores. A iniciativa vai propiciar a cerca de 1.200 alunos do Instituto Federal e de escolas da região a receberem gratuitamente capacitações como prévia para a vida universitária na área de engenharias.

Projetos Academia Stem e Aranouá

O Academia Stem é um projeto de P&D, realizado na UEA, que visa potencializar a formação e capacitação nas áreas da engenharia, ciência, matemática e tecnologia. Já o Pilar Atração é um dos eixos do projeto Academia Stem, voltado para o despertar do interesse dos estudantes a nível médio para as áreas STEM (ciência, engenharia, tecnologia, matemática) e desmistificando essas temáticas como de conhecimento inalcançáveis e, assim, atrair os estudantes para essa realidade, incentivando o empreendedorismo e o desenvolvimento de recursos humanos para a Amazônia.

No IFAM,  o projeto Aranouá é contemplado com fomento da Samsung e tem como objetivo a formação profissional especializada, concomitante e complementar aos cursos regulares de tecnologias e engenharias do Instituto Federal do Amazonas com a finalidade de alavancar a eficiência acadêmica do IFAM e suprir o mercado nacional de mão de obra qualificada nas engenharias e tecnologias.