Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ifam em Tefé comemora 1 ano de implantação

Ifam em Tefé comemora 1 ano de implantação

COMEMORAÇÃO

por publicado: 14/04/2015 10h48 última modificação: 14/04/2015 10h55

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM), Campus Tefé, comemorou, no último dia 10, o seu primeiro ano de implantação no município. Com a presença de toda a comunidade acadêmica, a solenidade aconteceu no auditório da escola municipal Luzivaldo Castro, localizada no bairro de Juruá onde provisoriamente o Campus vem desenvolvendo suas atividades.

Durante a programação do evento, o diretor do campus, prof. Aildo da Silva Gama, fez o discurso sobre a importância do Campus para sociedade tefeense, sendo apresentado em seguida a história do Campus, desde sua implementação, das dificuldades encontradas e das conquistas, até os dias de hoje pelos professores Paulo Ubiratan, Chefe de Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão, e Francisco Rosa, Coordenador Geral de Ensino. Na sequência, foi feita uma homenagem aos professores substitutos do Campus, que atuaram neste primeiro ano do Ifam em Tefé, enquanto a maioria do corpo docente efetivo passava pelo processo de seleção em concurso público.

TRAJETÓRIA

Inaugurado em 1 de abril de 2014, o Campus conta hoje com uma equipe de 312 alunos, 21 técnicos administrativos em educação (nível médio e superior) e 21 professores, oferecendo à sociedade cursos de Nível Médio Tecnológico – Técnicos em Administração, Informática, Secretariado e Contabilidade (último ano), nas modalidades integrada e subsequente

Segundo Gama, a implantação do Campus no município de Tefé fez parte de um programa de expansão da Rede Federal de Ensino, em que fizeram parte também os municípios Eirunepé, Humaitá e Itacoatiara. A vinda do Ifam a Tefé tem como principal objetivo atender às necessidades locais e específicas da região do Médio Solimões por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, com corpo docente e administrativo altamente capacitados.

“Hoje ainda estamos em processo de implantação, processo pelo qual nos deparamos com diversas dificuldades, entre elas o de espaço físico, logística e comunicação.  Atualmente, por conta dessas limitações conjunturais, o Campus oferece apenas cursos nos eixos de Informação e Comunicação e de Gestão e Negócios, que são os cursos de Informática, Administração e Secretariado. Com a inauguração do novo prédio do Ifam, prevista para fevereiro de 2016, ofereceremos novos cursos exclusivamente no eixo de ciências naturais, voltados para atender o setor primário, que serão os cursos de: Técnico em Agropecuária, Recursos Pesqueiros, Florestal, dentre outros", disse o diretor sobre os projetos futuros para o campus.

Ainda segundo ele, o campus segue forte no compromisso com a sociedade. "Além do nosso compromentimento e dos cursos técnicos aqui ofertados, oferecemos  também a 75% de nosso alunado, bolsas benefício com valores que variam de R$80 a R$350 para auxiliar nas despesas com transporte, alimentação, aluguel, materiais pedagógicos. Para nossas alunas que são mães ofertamos ainda o auxílio-creche, benefício este concedido apenas após atendimento e avaliação sócioeconômica realizada pela equipe de apoio ao educando, composta por pedagogo, psicólogo, assistente social e técnico de assuntos educacionais”, ressaltou.

Durante a comemoração, o diretor ainda agredeceu o empenho e a parceria entre IFAM e Prefeitura Municipal de Tefé por meio da Secretaria Municipal de Educação, além de outros setores da administração local que continuamente  contribuem para a realização das atividades do Campus, bem como a cessão do prédio da escola Luzivaldo Castro.

registrado em: