Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM faz entrega de máscaras a profissionais da saúde, em Manaus

IFAM faz entrega de máscaras a profissionais da saúde, em Manaus

por publicado: 08/04/2020 20h57 última modificação: 22/04/2020 20h38

Para contribuir no combate ao novo coronavírus, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) entregou um lote com 50 máscaras de proteção facial (face shield) aos profissionais de saúde que estão em exercício durante a pandemia da Covid-19. A unidade contemplada com o Equipamento de Proteção Individual (EPI) foi o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e Policlínica Dr. Danilo Corrêa, na zona norte de Manaus-AM.

As máscaras foram entregues à equipe gestora da unidade de saúde, nesta quarta-feira (08/04). Segundo a diretora da policlínica, Patrícia Carvalho, os equipamentos de proteção serão de imensa ajuda nesse momento tão delicado. “O SPA e Policlínica Dr. Danilo Corrêa é uma importante porta de entrada das pessoas que procuram tratamento para a Covid-19. É preciso assegurar a saúde dos profissionais que lutam bravamente na linha de frente contra essa pandemia”, disse. Estiveram ainda presentes a gerente do setor Administrativo/Financeiro, Mercedes Martins, e a gerente de Enfermagem, Edgarda Castro.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, essa ação está em sintonia com a missão do Instituto. “Aplicar o conhecimento acadêmico em favor do bem-estar da população, só corrobora com a valorização do conhecimento científico que, por sua vez, é validado quando aliado ao conhecimento tradicional. Isso é ciência, é educação para a sustentabilidade” destacou o gestor, reafirmando apoio às ações de enfrentamento à Covid-19, e agradecendo a todos os envolvidos na execução do projeto.

Produção de máscaras de proteção facial

As máscaras são produzidas no Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.

A equipe é liderada pelo professor José Fábio de Lima Nascimento e conta com a participação do aluno Alisson Franckin Gomes Noronha e dos professores Marlos André Silva Rodrigues e Hillerman Ferreira Osmidio Lima. Além da médica Alice Nascimento, responsável pelo teste e verificação da funcionalidade das máscaras.