Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM inaugura centro de referência na cidade de Apuí.

IFAM inaugura centro de referência na cidade de Apuí.

por publicado: 13/11/2021 00h39 última modificação: 13/11/2021 00h39

Nesta sexta-feira (12) foi inaugurado na cidade de Apuí (AM), o terceiro Centro de Referência do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A solenidade de inauguração ocorreu na Biblioteca Municipal Professor Coriolando Fadou, com a participação de autoridades, representantes de organizações e instituições locais e a comunidade acadêmica do IFAM-Campus Humaitá.

Para dar início às atividades do Centro, serão ofertados dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Atendimento Pedagógico e Gestão Pública, destinados a servidores da prefeitura de Apuí. Neste momento, a modalidade dos cursos ofertados é de curta duração e voltado para o aperfeiçoamento e a qualificação do profissional para o mercado de trabalho, independente do nível de escolaridade.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Jaime Alves Cavalcante, a partir desse momento, será necessário apoio, principalmente da prefeitura para dar avançar na oferta de cursos no município. “Agradecemos o prefeito Marco Antônio Lise por permitir trazer o IFAM para colaborar com o desenvolvimento deste município tão importante para a economia do estado do Amazonas. Pela importância de Apuí é inadmissível não ter uma unidade do Instituto aqui. Precisaremos de apoio para avançar na oferta de cursos, para sair de cursos FIC para cursos técnicos e quem sabe, no futuro, cursos de graduação. E mais adiante sair de centro de referência para se tornar um campus do IFAM”, destacou.

Ainda durante a solenidade de inauguração, o prefeito de Apuí, Marco Antônio Lise, anunciou a doação de um terreno de 15 hectares para a implantação da unidade de ensino do IFAM. “A doação já nos deixa vislumbrando várias ações e projetos aqui em Apuí, visando o desenvolvimento da população local”, disse o reitor do IFAM.

Tratativas para implantação

Em novembro de 2019, o professor Antonio Venâncio Castelo Branco - na época reitor do IFAM, o deputado federal Átila Lins e o deputado estadual Belarmino Lins estiveram no município de Apuí para dar início às tratativas para implantação de um centro de referência da instituição na cidade.

Na ocasião, o professor Antonio Venâncio foi indagado sobre a qualidade do ensino no centro de referência. “A qualidade do ensino se mantém, pois, os professores que irão ministrar as aulas são do Instituto, mestres e doutores que serão deslocados do Campus mais próximo, nesse caso o Campus de Humaitá, e eventualmente de Manaus, o que garante a continuidade na qualidade do ensino” disse.

Sobre o município de Apuí

Apuí está situada a cerca de 408 quilômetros de Manaus em linha reta, a cidade não está localizada na calha de nenhum rio o que impossibilita o acesso por via fluvial. Assim o percurso é feito por via terrestre através da BR-319 (trecho Manaus-Humaitá), aproximadamente 700 quilômetros, depois é preciso seguir cerca de 400 quilômetros pela BR-230 (Transamazônica) para chegar ao município de Apuí. Há também a possibilidade por via aérea, próximo de duas horas de voo, pois o município dispõe de pista aérea, bastante utilizada por aviões utilizados na agricultura.

Famosa por seu rodeio considerado patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, a cidade tem uma população estimada em 22 mil habitantes e tem como sua principal fonte de renda o agronegócio e atividades ligadas ao setor primário.