Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM inicia a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

IFAM inicia a 17ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

por publicado: 15/06/2021 14h56 última modificação: 15/06/2021 14h56

Presente em várias obras de ficção científica no cinema e na literatura, a Inteligência Artificial (AI) é uma das tecnologias que ganhou espaço em debates científicos e é tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). A programação iniciou na manhã desta segunda-feira (14) e segue até a próxima sexta-feira (18), as atividades ocorrem de maneira sistêmica e por campus da instituição.

A ideia da SNCT-IFAM é divulgar e popularizar a ciência, sendo uma oportunidade para que técnicos administrativos, professores e alunos divulguem trabalhos acadêmicos e conhecendo trabalhos desenvolvidos entre a comunidade acadêmica que envolve 17 campi, quase 37 mil alunos e 1.844 servidores. Neste ano, o evento tem como tema ‘Inteligência artificial para o desenvolvimento dos povos da floresta’. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI) do IFAM, professor Jucimar Souza, a temática desta edição é um assunto utilizado nos mais diversos ambientes que buscam melhorar as tomadas de decisão, previsão e acontecimentos. “Com certeza, na nossa SNCT, muito será falado sobre esse tema. A programação está excelente, tanto da parte sistêmica elaborada pela comissão que está na PPGI, assim como nas comissões de cada campus”, comentou.

Na programação estão previstas diversas atividades como palestras, minicursos, oficinas e mesas redondas, além de atividades culturais, premiação e a jornada técnico-científica, quando ocorre a apresentação dos projetos de iniciação científica e tecnológica desenvolvidos pelos alunos da instituição. Segundo o professor José Pinheiro de Queiroz Neto, coordenador do projeto submetido ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para obtenção de recursos destinados à realização da SNCT, o IFAM tem avançado na aprovação de projetos submetidos para captar fomento à pesquisa e ao desenvolvimento científico. “Para esta edição, conseguimos o recurso de R$80.000,00. Esse recurso é muito útil, mas ele é uma ajuda, quem de fato faz a SNCT interessante como ela é, com os minicursos, com as palestras, e com os diversos trabalhos que nossos alunos desenvolvem, são os nossos colegas pesquisadores, professores, técnicos e estudantes. E todos se unem para realizar a nossa Semana. Nossa SNCT 2020 teve um certo atraso em razão da pandemia, mas está muito bem organizada. Parabéns a todos da equipe. Parabéns aos coordenadores de pesquisa e apoio dos diretores gerais dos campi”, destacou.

O reitor pro tempore do IFAM e recém nomeado pela presidência da República, professor Jaime Cavalcante Alves, relembrou a participação e evolução do Instituto durante as edições da SNCT. “Ao longo das 17 edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, vários trabalhos de relevância para a sociedade foram apresentados nas edições anteriores. É o momento em que nós nos unimos e mostramos para a sociedade todos os trabalhos de pesquisa e inovação que são realizados no em todos os campi do nosso Instituto Federal. Hoje a pesquisa é realidade em nossos 17 campi. Fruto de um trabalho em equipe que começa na Reitoria e se estende aos campi. Nós sabemos fazer pesquisa e essa pesquisa chega aos campi que são as pontes com a sociedade”, disse.

A 17ª SNCT do IFAM tem o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); e financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), CNPq e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC por meio do edital CNPq/MCTIC Nº 03/2020.

Palestra magna

Palestra magna com o tema ‘Detecção de enchentes usando Inteligência Artificial’, teve como convidado o professor Dr. Jó Ueyama, da Universidade de São Paulo (USP), e a mediação da professora Dra. Lais Alves Gama, coordenadora de Pesquisa do IFAM-Campus Tefé.

A 17ª edição da SNCT do IFAM é gratuita e com transmissão on-line, exclusivamente, pelo canal do IFAM no Youtube.

Mais informações e a programação completa estão disponiveis em: https://snctifam.com.br/