Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM inicia atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Notícias

IFAM inicia atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A solenidade de abertura ocorreu na tarde de ontem (16), no Campus Manaus Zona Leste.

por publicado: 17/10/2023 18h53 última modificação: 19/10/2023 13h07

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) iniciou na tarde de ontem (16), a programação da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). A solenidade de abertura do evento ocorreu no Campus Manaus Zona Leste (IFAM-CMZL), com a participação de alunos e servidores da instituição. Durante cinco dias, todos os campi localizados na capital e no interior do estado realizarão atividades abertas ao público.

Sob o tema ‘Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável na Amazônia’, a edição da SNCT 2023 do IFAM é promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica (PPGI) em conjunto com a V Mostra de Extensão, idealizada pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), num movimento que busca um diálogo mais integrativo do tripé Ensino/Pesquisa/Extensão.

A mesa de abertura contou com a participação do professor Jaime Cavalcante Alves (reitor do IFAM), da professora Flávia Schimpl (diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica e coordenadora da SNCT do IFAM), da professora Maria Francisca Morais de Lima (pró-reitora de Extensão), da pedagoga Evellyze Pinho (diretora de Desenvolvimento da Educação Básica e Superior e representante da Pró-Reitoria de Ensino) e do professor Jeconias Ferreira dos Santos (representante do diretor geral do IFAM-CMZL).


Durante a abertura oficial, a professora Flávia Schimpl explicou a temática do evento deste ano. “A ONU elegeu 2023 como o ano das ciências básicas para o desenvolvimento sustentável, por isso o MCTI elegeu esse tema para a 20ª SNCT, reconhecendo as ciências básicas como fundamentais para nosso entendimento do mundo, dos fenômenos matemáticos e das relações humanas. E o tema está aliado a nossa missão institucional que é promover com excelência a educação, ciência e tecnologia para o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Por meio de nossas ações do ensino básico e profissionalizante pautadas na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, estamos comprometidos com o desenvolvimento da região e do seu povo”, disse a professora que, na ocasião, representou o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Tecnológica.

Já a pró-reitora de Extensão destacou a particularidade do IFAM em relação a outras instituições da capital amazonense. “A Semana é muito significativa porque nosso instituto tem uma capilaridade bem diferenciada em relação às outras instituições da nossa capital que é o desenvolvimento não só do ensino, mas da pesquisa, da extensão e da questão tecnológica, por isso acabamos por fomentar nossos alunos na questão da pesquisa e da extensão. Então, em conjunto com a programação da SNCT, iremos realizar também a mostra de extensão que vai acontecer em todos os campi. A extensão é o passo seguinte à pesquisa, logo a extensão é a pesquisa aplicada em vários contextos. A Semana é o momento em que mostramos não só o que estamos fazendo em termos de pesquisa, mas também em extensão”, afirmou.

Em seu discurso, o reitor do IFAM enfatizou o incentivo e o fomento para o desenvolvimento de ações voltadas para o ensino, pesquisa e extensão. “É um  momento que mostramos para a sociedade os frutos do nosso trabalho, de nossas pesquisas e de nossas inovações tecnológicas. A SNCT vem coroar esse momento, são vários programas que nós temos no IFAM fomentando a pesquisa e a extensão, e aqui nós vamos mostrar o que estamos produzindo. Aproveito para anunciar que teremos mais uma linha de fomento para pesquisa, extensão e ensino. É o edital que iremos lançar ainda em 2023 com recursos do fundo de reserva dos projetos de P&D, recursos oriundos do Polo Industrial de Manaus por meio da Lei da Informática. Também importante estão as palestras e os diálogos que serão estabelecidos nos campi do Instituto durante toda a programação da SNCT 2023”, disse.


Logo após a abertura oficial, a professora Marta Regina Silva Pereira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), realizou a palestra 'Conectando Ciências Básicas e Sustentabilidade: Soluções Ambientais em Defesa da Amazônia e Seus Povos’. O compositor e músico Agenor Cavalcanti de Vasconcelos Neto, professor do IFAM-CMZL, junto com a servidora Liliane Silva , a violinista Karla Regina e o pianista João Amorim foram os responsáveis pela atração cultural.

O IFAM é uma das instituições parceiras da SNCT, evento com atuação descentralizada e promovido todos os anos durante o mês de outubro pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A ação tem como objetivo mobilizar a população em torno da importância da ciência como ferramenta para geração de valor, de inovação, de riquezas, de soluções para os desafios nacionais, de inclusão social e melhoria da qualidade de vida. 

Financiamento 

Em 2023, a Semana do IFAM tem financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) por meio da chamada CNPq/MCTI Nº 01/2023, que tem como objetivo apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência, gratuitos e abertos à comunidade durante a SNCT 2023, e que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. 

Nos últimos anos, o Instituto tem conseguido aprovar seus projetos para a realização da SNCT e os recursos obtidos são distribuídos de forma equitativa entre todos os campi, que realizam diversas atividades (palestras, oficinas, minicursos, mostras, exposições e a  Jornada Técnico-Científica). 

Programação e parceiros

Até a próxima sexta-feira (20), os 17 campi realizarão atividades em concomitância e a partir das suas especificidades, o que vai ao encontro do respeito às especificidades locais e à gestão democrática da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) no IFAM. Confira a programação completa do IFAM: https://snct.ifam.edu.br/ . Siga as redes sociais da SNCT/IFAM: Facebook e Instagram.

A programação da Semana do Instituto tem como parceiros: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e Fundação Oswaldo Cruz - Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz Amazônia). 

Sobre a SNCT 2023

A 20ª edição da SNCT traz como tema ‘Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável’, em consonância com o Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU). 

Durante a SNCT, são realizadas, em todo o país, feiras e mostras científicas, palestras, cursos, oficinas, experimentos, atividades de observação do céu e visitas a museus e instituições de ciência e tecnologia. Saiba mais: https://semanact.mcti.gov.br/