Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM inicia primeira edição estadual do e-JIF Games

IFAM inicia primeira edição estadual do e-JIF Games

por publicado: 06/07/2021 10h56 última modificação: 06/07/2021 10h56

A partir desta semana, estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) estão reunidos e concentrados em disputas virtuais da primeira edição estadual dos Jogos Eletrônicos das Instituições Federais (eJIF Games). O evento ocorre até a próxima segunda-feira (12) e reúne 131 alunos de 11 campi disputando três modalidades: Free Fire (Garena), League of Legends (Riot Games) e Xadrez Arena (Lichess).

As equipes e os estudantes-atletas vencedores da etapa local representarão o IFAM na disputa nacional, prevista para acontecer em setembro deste ano. Na fase estadual, participam todos os estudantes matriculados em cursos regulares do Instituto, do ensino médio à pós-graduação. Apoiado pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), os jogos buscam integrar os estudantes de forma segura, em virtude da necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia da Covid-19.

Durante a solenidade de abertura da etapa estadual, realizada na manhã desta segunda-feira (05), o presidente da comissão organizadora do eJIF Games – Fase Estadual IFAM, professor Gustavo Bernhard, destacou a preocupação com a saúde mental dos alunos em tempos de pandemia. “Estamos em distanciamento social há muito tempo. Então, buscamos tornar possível novamente a interação mesmo que a distância entre os discentes por meio de uma competição, que era algo tão normal no nosso cotidiano, nas nossas arenas presenciais dos jogos coletivos e individuais de cada campus. Agora por meio do virtual, conseguir juntar os alunos para voltar a realizar de forma saudável essas disputas”, disse

A pró-reitora de Ensino do IFAM, professora Livia de Souza Camurça Lima, ressaltou a importância da realização da etapa estadual do eJIF. “É importante esse momento, mesmo que com distanciamento social, essa oportunidade de participar ainda dos jogos, em uma outra modalidade, a eletrônica, nesse momento com 11 campi participando. Agradecemos o empenho dos coordenadores dos campi em poder organizar essa primeira versão dos jogos eletrônicos, ao engajamento do Conif e Cojif (Comissão Organizadora dos Jogos da Rede Federal). E com o IFAM participando em três modalidades, estaremos com certeza com equipe para etapa nacional”, afirmou.

Já o reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves, lembrou sobre a formação integral dos estudantes. “Mesmo com todas as dificuldades, o IFAM não deixou de realizar os jogos. Uma nova versão, uma nova forma dos jogos. Acredito que mesmo depois da pandemia, teremos outras atividades dessa forma sendo realizadas aqui no Instituto Federal. É importante dizer que o IFAM continua com o apoio ao esporte, a nossas artes, ao lazer, como complementação da formação dos nossos estudantes. Procuramos fortalecer e incentivar em nossos estudantes a sua formação como um todo e isso inclui o ensino, a pesquisa, a extensão, a inovação, o esporte, o lazer, a arte e a cultura. E nós levamos isso muito a sério” disse.

Em todas as etapas, o EJIF tem como objetivo promover a saúde mental dos estudantes através de uma atividade competitiva cujas características permitem a participação e a interação, mesmo que de maneira online em razão da pandemia do novo coronavírus. Oportunizar a prática do Esporte Eletrônico (eSport) com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre companheiros e adversários, além de proporcionar a integração entre discentes, docentes, técnicos administrativos e sociedade em geral.

O evento é alicerçado no Programa de Expansão da Educação Profissional, do Ministério da Educação, que busca incentivar os educadores a terem êxito na implementação e na consolidação dos novos princípios da educação profissional do país. O eJIF é baseado nos princípios da democracia, conhecimento, educação, respeito à cidadania e humanização.

Palestra

A manhã do primeiro dia do eJIF – Fase Estadual IFAM encerrou com a palestra ‘Jogos online: riscos e benefícios’ e teve como convidado o psicólogo do IFAM-Campus Manaus Zona Leste, Jônatas Tavares da Costa, e a mediação do professor Gustavo Bernhard.