Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM lança novo Portal Institucional

IFAM lança novo Portal Institucional

Ferramenta facilita a navegação do usuário na busca por informações. Sistema Integrado de Gestão (SIG) é novidade
por publicado: 16/07/2015 15h50 última modificação: 17/07/2015 18h20

Com navegação intuitiva e layout dinâmico e moderno, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) lançou na manhã desta quinta-feira, 16 de julho, às 10h, o novo Portal do IFAM, com padrões estabelecidos pelo Governo Federal e visando fortalecer a imagem institucional, integrar os públicos interno e externo e, facilitar a busca por informações e serviços oferecidos pelo Instituto. O endereço de acesso continua o mesmo: www.ifam.edu.br

O projeto foi uma parceria entre a Coordenação de Comunicação Social (CCS) da Reitoria e o Campus Manaus Centro (CMC), com desenvolvimento e implantação do projeto pela Diretoria Geral de Tecnologia da Informação (DGTI).

Para o reitor, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o objetivo de lançar um novo Portal vai estreitar as relações entre os públicos e fortalecer a imagem institucional do IFAM, além de democratizar o acesso às informações dos programas e projetos.

Já é um desejo antigo de servidores e público externo por um Portal que tivesse um visual agradável e que fosse de fácil navegação. A Comissão responsável pela concepção do projeto e os servidores de Tecnologia da Informação (TI) estão de parabéns pelo resultado. A partir de agora, estamos em consonância com os portais federais e mais fortalecidos na missão de divulgar as ações científicas e pedagógicas desempenhadas em todos os campi”, disse Castelo Branco parabenizando a todos os envolvidos no projeto.

Segundo o Diretor de Tecnologia da Informação, Carlos Tiago Garantizado, o trabalho durou nove meses e uma nova plataforma foi implantada a fim de seguir os padrões estabelecidos pelo Governo Federal em seus novos Portais.

Migramos do Joomla para a plataforma Zope/Plone, garantindo maior integração entre os portais federais, versatilidade e, principalmente segurança das informações”, disse Garantizado ressaltando que alguns ajustes ainda serão feitos nos próximos meses.

A coordenadora de Comunicação Social da Reitoria, Ana Paula Batista, afirma que a maior vantagem do novo Portal é a simplicidade na disposição de menus e conteúdos, além da independência das pró-reitorias na publicação de conteúdo específico e exclusivo.

Nossa maior missão é continuar desempenhando um trabalho pautado na transparência das informações e na democratização do acesso público a elas. Continuamente estaremos melhorando os processos comunicacionais a fim de nos aproximar do público interno e da comunidade em geral”, destacou Batista.

RESPONSIVIDADE

Uma das novidades é o layout responsivo, ou seja, o usuário que optar acessar o Portal por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets, terá a interface ajustada automaticamente para este tipo de gadget, facilitando a navegação e leitura das informações.

CAMPI

Todos os campi terão páginas exclusivas, com menus simples e objetivos, interface ágil e conteúdo integrado com as redes sociais. Muitos menus foram aglutinados a fim de personalizar cada vez mais o serviço oferecido pelo campus. Além disso, os profissionais terão maior liberdade para inserir conteúdo multimídia, tais como: áudios, vídeos, galeria de fotos entre outros.

registrado em: ,