Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM na batalha contra o Aedes Aegypti

IFAM na batalha contra o Aedes Aegypti

Ações de combate ao mosquito foram realizadas no entorno da Reitoria por alunos e servidores nesta sexta-feira (19).
por Milton Barros publicado: 19/02/2016 14h31 última modificação: 23/02/2016 11h49

Com o lema “Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”, o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) mobilizou servidores e estudantes na Reitoria e nos campi da capital e interior em ações de combate ao mosquito que transmite doenças como: zika, dengue e chicungunya, nesta sexta-feira, 19 de fevereiro.

Em Manaus, a Reitoria do IFAM, em parceria com a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus, levou a assistente social Simone Tavares e a psicóloga Manuela de Queiroz para abordar o tema de forma lúdica com crianças na faixa dos 5 aos 11 anos.

"A importância de envolver a criança nessa campanha está no poder de cognição desta faixa etária. É nela que se desenvolvem as representações sociais acerca da sociedade em que vive. A criança absorve os diversos conceitos e sua capacidade de propagação ganha maior facilidade, daí a importância das crianças como agentes de disseminação da campanha" citou Manuela.

Segundo o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o objetivo é vencer esta batalha envolvendo alunos, servidores e comunidade nas ações de prevenção e de combate.

“Queremos que a comunidade acadêmica seja multiplicadora das informações e, principalmente, combatente em suas casas e na vizinhança, não permitindo que a água acumule e torne-se um foco para a proliferação do Aedes Aegypti”, ressaltou Castelo Branco.

Panfletagem

Materiais impressos com dicas de como acabar com o foco do mosquito e não deixar água empossar  foram distribuídos pelos servidores e alunos do campus Manaus Distrito Industrial no nas Avenidas Ferreira Pena e Constantino Nery, durante a manhã desta sexta-feira, com a ajuda de agentes da ManausTrans. Além disso, visitas às residências dos moradores do entorno da Reitoria foram realizadas com o objetivo de multiplicar a informação e fortalecer a campanha de combate.

Para as alunas Jéssica Souza e Kelly Cristina do 2º ano do curso de Eletrônica, muitas pessoas ainda não têm consciência dos perigos que o mosquito pode trazer. "Eu me sinto muito bem em poder ajudar nessa ação, assim, enquanto estamos divulgando para a comunidade passamos a aprender mais sobre o assunto" destacou Kelly. Já a servidora Nara Bezerra, assistente em administração da retoria, acredita que inserir o servidor nessa campanha retrata a importância de envolver todos para essa causa. "Estamos desenvolvendo essas atividades em cerca de 8 campi da capital e do interior e o envolvimento dos alunos e servidores têm sido satisfatório, mesmo com o tempo de chuva, a agenda do dia 19 foi cumprida." citou Nara.

Mobilização dos campi

Eirunepé - No período da manhã, foram realizadas palestras para alunos e servidores, em parceria com a Escola Estadual Francisca Mendes. Durante a tarde foi realizado a mobilização e mutirão com a comunidade acadêmica no bairro Nossa Senhora de Fátima, onde se encontra as instalações provisórias do Campus Eirunepé, no qual ocorreu uma caminhada com deslocamento até o centro da cidade com panfletagem de materiais com dicas de como combater e prevenir o foco do mosquito Aedes aegypti.  Além disso, na mobilização, os alunos recolheram materiais/objetos que continham acúmulo de água e podia tornar possíveis reservatórios para a reprodução e consequentemente a proliferação do mosquito.

Manaus Centro - Com o objetivo de reforçar o combate ao mosquito Aedes aegypti, uma parceria entre a  Diretoria de Extensão, Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) e a Gerência de Administração (GAM)  do IFAM CMC levou até as salas de aula e setores do campus, orientações que fazem parte da Mobilização Nacional de Educação Zika Zero.

Tabatinga - Acompanhados por servidores, alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente participaram da ação realizada nas dependências do campus e nos bairros Vila Verde e Vila Paraíso. Na ocasião, a atividades foi dividida em três etapas: orientação, medidas de combate e conscientização.

Itacoatiara - A Coordenação de Extensão organizou uma programação de mobilização interna, que teve seu início com uma palestra sobre o combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para a confecção do mecanismo de captura do mosquito, sob supervisão de professores, com material previamente solicitado pelo Instituto.

Tefé - Uma equipe multidisciplinar, juntamente com as turmas dos terceiros anos dos cursos de Administração e Informática, fizeram visitas às residências do bairro no entorno do Campus Tefé para orientação sobre o combate ao mosquito e distribuição de material informativo. A ação teve como objetivo de alertar, conscientizar e também fazer registros fotográficos de eventuais focos de criadouros de mosquito que estejam nas vias públicas.

Facebook: Confira o álbum do Dia da Mobilização

registrado em: ,