Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM no combate ao CORONAVÍRUS no interior do estado.

IFAM no combate ao CORONAVÍRUS no interior do estado.

por publicado: 17/04/2020 18h52 última modificação: 22/04/2020 20h37

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) continua realizando ações de combate ao novo coronavírus. Na manhã desta sexta-feira, (17/04), a instituição realizou doação de mais de 60 máscaras de proteção facial à Secretaria Municipal de Saúde de Itacoatiara, município distante aproximadamente 160 km da capital do Estado.

Com o aumento dos casos de Covid-19 no Amazonas, Itacoatiara que possui aproximadamente 100 mil habitantes, também está com grande demanda de pacientes nas unidades de saúde do município e, consequentemente, escassez de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais que estão na linha de frente de atendimento aos pacientes contaminados com o novo coronavírus.

De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a produção dos componentes é uma oportunidade para o Instituto devolver à sociedade o investimento que é feito na produção do conhecimento, por meio de servidores e alunos. “No momento, estamos produzindo em menor quantidade devido aos recursos que possuímos. Nosso objetivo é ajudar as unidades de saúde, pois sabemos da falta de EPIs por causa da pandemia da Covid-19”, disse.

Itacoatira é um dos municípios da Região Metropolitana de Manaus e possui uma unidade do Instituto Federal do Amazonas. Com sede própria, o campus atende cerca de 700 alunos de ensino médio de nível técnico (formas integrada, subsequente e EJA – Educação de Jovens e Adultos), em cursos presenciais e a distância, além de ser o polo do Centro de Referência da cidade de Nova Olinda do Norte.

Produção de máscaras de proteção facial

As máscaras são produzidas no Centro de Tecnologia Harlan Marcelice (CTHM), localizado no Campus Manaus Distrito Industrial do IFAM, que faz parte da rede de impressão 3D do modelo Prusa.

Após a produção, as máscaras são distribuídas gratuitamente para profissionais de saúde que estão atuando no combate à Covid-19. No Ifam, a equipe é liderada pelo professor José Fábio de Lima Nascimento e conta com a participação do aluno Alisson Franckin Gomes Noronha e dos professores Marlos André Silva Rodrigues e Hillerman Ferreira Osmidio Lima. Além da médica Alice Nascimento, responsável pelo teste e verificação da funcionalidade do equipamento.