Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM oferece dois cursos de Aperfeiçoamento em Educação Especial

IFAM oferece dois cursos de Aperfeiçoamento em Educação Especial

Cursos serão ofertados em Manaus e nos 5 municípios do interior. Inscrições começam dia 04 de setembro
por publicado: 29/08/2017 16h27 última modificação: 04/09/2017 16h34

O Comitê Gestor Institucional de Formação Inicial e Continuada de Profissionais do Magistério da Educação Básica (COMFOR) do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), através do Programa Arumã - Aperfeiçoamento em Educação Especial, ofertará dois cursos na modalidade de aperfeiçoamento: Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Surdez/Deficiência Auditiva e Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Estes cursos têm por objetivo a formação de Professores da Educação Básica em práticas e estratégias de adequação ao processo de ensino e aprendizagem, promovendo dessa forma, uma educação de qualidade, sensibilizadora e inclusiva.

Os cursos são gratuitos e serão ministrados presencialmente, aos sábados e domingos, totalizando uma carga horária de 180 horas, em Manaus e nos municípios parceiros, Iranduba, Manacapuru, Maués, Novo Airão e Presidente Figueiredo. Para cada curso serão ofertadas 300 vagas com turma de 30 alunos, definidas de acordo com a necessidade de cada município.

Os componentes curriculares para o curso de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Surdez/Deficiência auditiva são:

• Análise integral da Inclusão (CH: 20h)
• Atendimento educacional especializado ao aluno com surdez/ deficiência auditiva (CH: 30h)
• Tecnologia Assistiva e Materiais pedagógicos acessíveis (CH: 50h)
• Libras instrumental (CH: 80h)

Os componentes curriculares para o curso de Atendimento Educacional Especializado para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) são:

• Análise integral da Inclusão (CH: 20h)
• Atendimento educacional especializado com alunos com TEA (CH: 40h)
• Práticas pedagógicas em TEA(CH: 40h)
• Tecnologia Assistiva e Materiais pedagógicos acessíveis (CH: 60h)
• Estudo de caso (CH: 20h)

As inscrições irão ocorrer no período de 04 a 15 de Setembro de 2017,  exclusivamente através do site  https://www.doity.com.br/programa-aruma-aperfeicoamento-em-educacao-especial  e a efetivação das matrículas (entrega de documentação) nas Secretarias Municipais de Educação dos municípios parceiros e em Manaus, na coordenação do Programa Arumã/IFAM CMC.

No ato da matrícula será obrigatória a apresentação dos seguintes documentos:

• 1 Foto 3X4
  • Cópia RG
  • Cópia CPF
  • Cópia comprovante de residência (atualizado)
  • Cópia escolaridade
  • Cópia declaração da escola de atuação.

ATUALIZAÇÃO: As vagas para a capital, Manaus, dos cursos ofertados pelo Programa Arumã – Formação de Professores em Educação Especial, foram preenchidas e encerradas.

Para mais informações:

NÚCLEO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA DO IFAM (APOEMA)
Coordenação do Programa Arumã/ IFAM
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1975, Centro