Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM oferece qualificação profissional para sistema prisional

IFAM oferece qualificação profissional para sistema prisional

Cursos têm previsão de início para setembro deste ano, com oferta de 100 vagas
por Vanessa Sena publicado: 28/08/2015 14h49 última modificação: 28/08/2015 14h54

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é uma das instituições parceiras do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) no projeto Começar de Novo, que tem como objetivo oferecer oportunidades de trabalho e qualificação profissional para presos e egressos do sistema prisional, assim como cumpridores de penas e medidas alternativas.

Na manhã desta sexta-feira (28), o TJAM realizou solenidade de agradecimento às instituições participantes do projeto, no Centro Administrativo Desembargador José Jesus Ferreira Lopes, anexo à sede do Tribunal. Além do IFAM, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) são também instituições responsáveis pela oferta de cursos de formação profissional. Juntos oferecerão 360 vagas, com turmas que serão implementadas nas unidades prisionais e nas unidades de ensino, pois o projeto atenderá pessoas vinculadas aos regimes aberto, semiaberto e fechado, além dos egressos do sistema carcerário.

Foto Raphael Alves_TJAM_Solenidade Pronatec Sistema Prisional

Os cursos serão oferecidos por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego para o Sistema Prisional (Pronatec Sistema Prisional). O IFAM é responsável por 100 vagas distribuídas em cinco cursos (mecânico de ar condicionado automotivo, mestre de obras, artesão de pintura em tecido, almoxarife e aquicultor), ofertados nos campi Manaus Centro (CMC) e Manaus Zona Leste (CMZL), na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC).

Durante discurso, a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional (PRODIN/IFAM), professora Ana Maria Alves, destacou a importância da parceria do Instituto para a promoção da cidadania e formação de profissionais para o mercado de trabalho.

“Temos a plena convicção do nosso papel na promoção de reinserção social. A educação e a profissionalização garantem um futuro promissor. Esperamos que, esses homens e mulheres possam retornar à sociedade mais maduros e preparados com o conhecimento adquirido e terem uma nova perspectiva de vida através do trabalho”, disse.

Foto Raphael Alves_TJAM_Solenidade Pronatec Sistema Prisional1

Com previsão de início para setembro e término em dezembro deste ano, os cursos terão carga horária entre 160 e 300 horas, e quantitativo de 20 alunos por turma.

Fotos: Raphael Alves - TJAM