Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM participa da Maratona Brasileira de Programação

IFAM participa da Maratona Brasileira de Programação

Etapa regional da competição inicia neste fim de semana na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
publicado: 10/09/2015 10h11 última modificação: 10/09/2015 10h12

Cerca de 30 equipes de várias universidades do Amazonas participam no próximo sábado, dia 12, da primeira etapa da Maratona Brasileira de Programação. A competição acontece em todo o Brasil, simultaneamente, e que faz parte da competição internacional ACM ICPC Contest. No Amazonas, o Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (IComp/UFAM) vai sediar o evento, que inicia às 13h.

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação, a maratona existe desde 1996, no Brasil. “Essa etapa vai classificar as melhores equipes para a final brasileira, que acontece em novembro”, explica a professora Rosiane de Freitas, coordenadora regional da maratona.

A disputa se destina a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, Engenharias, etc) e promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções algorítmicas e a habilidade de resolver problemas sob pressão.

“Tanto o meio acadêmico-científico bem como o mercado de trabalho, em especial as grandes empresas tecnológicas têm valorizado os alunos que participam da Maratona”, diz Rosiane.

Edição anterior
No ano passado, quase 40 mil estudantes de cerca de 2530 escolas de mais de 100 países competiram em regionais em todo o planeta, e apenas pouco mais de 120 (cerca de 1%) participam das Finais Mundiais do evento, em Marrakech, Marrocos. Cinco times brasileiros estiveram presentes nas finais mundiais.

Os times são compostos por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos 8 ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e podem levar apenas material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.

registrado em: ,