Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM participa de encontro sobre Educação Escolar Indígena

IFAM participa de encontro sobre Educação Escolar Indígena

INCLUSÃO SOCIAL

por publicado: 13/04/2015 10h31 última modificação: 13/04/2015 10h33

Entre os dias 30 de março a 02 de abril, a capital amazonense sediou o IV Encontro dos Coordenadores Municipais de Educação Escolar Indígena do Estado do Amazonas. O evento é uma iniciativa do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC). O Instituto Federal do Amazonas participou das discussões com a palestra “Educação Escolar Indígena e o Ensino Superior no IFAM”, ministrada pelo diretor de Ensino de Graduação (DEG/PROEN), Prof. Dr. João Batista Neto.

O objetivo do evento foi subsidiar e fortalecer a Educação Escolar Indígena no Amazonas, tendo a participação de diversas entidades, além de representantes de 42 municípios para debater a questão.

Tendo em vista a diversidade étnica e cultural no estado, a SEDUC lançou o "Mês dos Povos Indígenas”, abordando o tema "Somos iguais e diferentes na diversidade amazônica”. Durante este evento, o IFAM participou da mesa redonda “A Educação Escolar Indígena no contexto das políticas institucionais”, sendo representado pelo Prof. Dr. Davi Avelino Leal. Na oportunidade, entidades como UEA, UFAM, SEIND, FUNAI, dentre outros puderam expuseram suas ações em prol da educação escolar indígena.

Segundo Avelino, as políticas públicas surgem a partir da demanda local. "As próprias comunidades indígenas acabam demandando políticas públicas nesta área. Cabe ao poder público abrir o espaço para discussão delas e a realização de ações que vão ao encontro dos anseios da comunidade escolar indígena”, disse ele.

De acordo com a gerente da Educação Escolar Indígena da Seduc, Alva Rosa Vieira, encontros sistemáticos têm sido realizados com coordenadores municipais de educação escolar indígena.

"Desde 2012 temos nos reunido para discutir sobre a questão da educação indígena. Este ano conseguimos apresentar a matriz curricular indígena aprovada pelo Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena (CEEI/AM), sob resolução nº 02/2014. Assim, os municípios poderão estar trabalhando nesta nova matriz indígena a partir de 2016", ressaltando que o Amazonas possui 65 povos indígenas e uma ampla diversidade étnica e cultural.

registrado em: